Logo Construmarket
Banner

Ipanema Sports

Ipanema Sports
A arquitetura e a decoração se unem para promover o conceito family club no projeto de academia, no qual layout, fluxos, cores e materiais instigam a convivência entre gerações de forma saudável. Imagens: Divulgação
Ipanema Sports
Ipanema Sports
Ipanema Sports
Ipanema Sports
Ipanema Sports
Ipanema Sports

Treino em família

Texto: Tais Mello

Mais do que nunca a busca por um estilo de vida saudável tem promovido o encontro de várias A interação com a natureza favorece a atividade física. A sala zen, por exemplo, oferece vista para uma figueira, paisagem que estimula os sentidos Patricia Totaro gerações nas academias. O reflexo disso é mostrado no projeto do espaço Ipanema Sports, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Para conceber o espaço, o escritório Patricia Totaro | Arquitetura de Resultado baseou-se no conceito Family Club, interpretado como um ambiente familiar em que pai, mãe, avós e filhos treinam no mesmo lugar, facilitando a dinâmica da locomoção e das relações no dia a dia. Voltado para um público que aprecia a integração, áreas de convivência espalham-se pelo complexo e estimulam o encontro entre os usuários.

Reforma e adequação

A arquiteta especializada em projetos esportivos, Patricia Totaro, revela que o diferencial nesse projeto é a implantação da academia dentro de outro espaço já existente, no qual funciona uma área de eventos. “Era necessário implementar a reforma mantendo a harmonia e unidade do Ipanema Sports, sem descaracterizá-lo”, revela. Assim, os 3.100 m² construídos foram divididos em térreo e mezanino, que abrigam área de cardio, áreas de convivência, brinquedoteca, lounge, musculação integrada com funcional, recepção, sala de aula ativa – para modalidades como jump e dança –, sala de bike, sala de pilates, sala zen e vestiários feminino e masculino. A preocupação em estabelecer um diálogo entre áreas externa e interna levou Patricia Totaro a abrir janelas em toda a academia, aproveitando a natureza exuberante do entorno. “Quando os alunos têm a possibilidade de interagir com a natureza, isso favorece a atividade física. A sala zen, por exemplo, oferece vista para uma figueira, paisagem que estimula os sentidos”, explica a arquiteta.

Fluxos redirecionados

A reforma e adequação do fitness partiu de um galpão fechado – onde antes funcionavam quadras de paddle –, que deu lugar ao empreendimento localizado às margens do Rio Guaíba. No local existia uma chácara de veraneio dos avós do proprietário. Entre as principais mudanças implementadas estão a construção de um mezanino, a inversão da entrada do empreendimento para melhorar o fluxo, a ampliação das escadas e a revisão geral entre o tráfego de pais e crianças, o que facilitou o vai e vem para as outras atividades existentes no complexo. Externamente, houve a separação entre o fluxo de carros e pedestres. A solução beneficiou principalmente crianças que usam uma escola de inglês e um campo de futebol localizados fora do galpão. Passarelas interligadas tornaram o layout e a circulação mais simples, com maior integração entre os usuários e as atividades da academia. Fluxo e layout corretos também auxiliam na retenção dos alunos, pois facilitam o uso das instalações, o acesso às áreas de convivência, planejadas para propiciar a formação de vínculos entre os usuários, e oferecem amplitude de espaços, que tornam o treino agradável.

Décor e iluminação na cor violeta trazem tranquilidade para a prática de pilates e yoga na sala zen Foto: Divulgação

Soluções sustentáveis

Na fachada inclinada, as aberturas partem do piso em direção ao teto, fechadas por vidro com película anti-UV e persianas do tipo rolô, que garantem conforto térmico aos alunos durante as atividades. Em alguns pontos permanece o fechamento em telha pintada para camuflar o material. A entrada é marcada por um pórtico de alumínio revestido de cor laranja.

Em todo o projeto houve a preocupação com quesitos sustentáveis, a começar pelo uso da luz natural e da iluminação de LED, que contribuem para a economia de energia elétrica. Todos os pisos da academia são recicláveis e a madeira, certificada. Na próxima etapa de intervenção, já está previsto o uso de energia solar, bem como o reaproveitamento da água de chuva e de banho/torneiras.

Materiais e cores em destaque

Conforto e aconchego foram premissas alcançadas com o uso de materiais naturais como madeira e pedra, repetidos em todos os ambientes para manter a unidade. As cores neutras, usadas na arquitetura e decoração da maioria dos espaços, receberam acabamentos suaves e alguns elementos em tonalidades marcantes, como o laranja e o amarelo. “É uma forma de atrair e estimular o olhar das pessoas, a exemplo da escada de cor laranja. Ela adquiriu um grande peso arquitetônico em relação ao todo, aproximando-se de uma escultura”, conta Patricia Totaro. No décor, o mobiliário segue o estilo contemporâneo, com linhas limpas, materiais nobres, cores neutras e um ou outro elemento em evidência, como o tapete de patchwork presente no lobby. “O pé-direito alto, as grandes aberturas de vidro e a ampla circulação nos permitiram ousar nas soluções”, reflete Patrícia.

Pé-direito: máximo proveito

Quando se tem um pé-direito muito alto e é imprescindível ter um ambiente aconchegante, é O pé-direito alto, as grandes aberturas de vidro e a ampla circulação nos permitiram ousar nas soluções Patricia Totaro necessário buscar soluções que tirem partido da altura e, ao mesmo tempo, neutralizem a sensação de vazio. Patricia explica que para driblar esta dificuldade foi construído o mezanino que abriga – sob e sobre ele –, salas de ginástica em grupo. O restante do espaço é ocupado pela musculação. A combinação entre tons e iluminação especial – mais amarelada, com temperatura de cor de 4000K – promove diversos cenários. Em todas as salas de aula, a luz e as tonalidades diferem, tornando os espaços mais acolhedores. A de Pilates, por exemplo, esbanja a luz violeta, responsável por acalmar e transmitir tranquilidade. O recurso dá ao professor a flexibilidade de adaptar o ambiente de acordo com a aula ministrada.

Escritório

  • Local: RS, Brasil
  • Início do projeto: 2011
  • Conclusão da obra: 2013
  • Área do terreno: 18.000 m²
  • Área construída: 3.100 m²

Ficha Técnica

Fornecedores desta obra

Veja outros projetos relacionados