Texto: Naíza Ximenes
Priorizando materiais naturais e um programa de necessidades enxuto, o escritório Truvian Arquitetura projetou a Residência HS em Sinop, no estado do Mato Grosso. Marcada pela sofisticação e estilo contemporâneo, a morada foi construída buscando o máximo de integração, como era do desejo da família.
Como o terreno não tem dimensões muito generosas – ele soma ao todo 490 metros quadrados —, o projeto uniu cozinha e espaço gourmet em um único local destinado à culinária. E, apesar das limitações do lote, a família não renunciou a uma área de lazer equipada com piscina.
Logo na entrada da casa, o destaque é dado pelas paredes de tijolinhos, harmonizadas com o uso da madeira cumaru. Ainda na garagem, os tijolinhos dividem espaço com os portões metálicos pretos. Mais adentro, há um pergolado de madeira no topo que cria todo um jogo de luz e sombra na transição para o interior da morada. Há, também, um painel de ripado de madeira de grandes dimensões, iluminado por spots de luz, que completa o design da área externa.
Uma vez dentro da Residência HS, a paleta de cores assume um tom mais sóbrio e neutro. O porcelanato usado no piso possui um tom acinzentado e as paredes foram pintadas em uma cor próxima ao bege. O mobiliário, por sua vez, assumiu revestimentos em madeira e couro, equilibrando a suavidade dos tons claros.
A primeira visão do interior da morada contempla a sala de estar, mais próxima à entrada, e a sala de TV, na lateral oposta. Além de ser formada por um conceito sofisticado e contemporâneo, a área social também ganhou elementos assinados por Sergio Rodrigues, um grande designer brasileiro.
Isso porque o grande sofá no centro é rodeado por duas grandes obras de Rodrigues: a Poltrona Mole, de um lado — criada em 1957 e formada por uma estrutura de madeira e tiras de couro —, e duas Poltronas Diz, do outro — criada em 2002, em madeira, e vencedora da 20ª edição do Prêmio Design do Museu da Casa Brasileira.
Uma extensa porta de correr, também em madeira, separa a sala de TV do corredor na sala de estar, abrigando outro sofá.
Mais à frente, o morador se depara com a cozinha, à esquerda, e a sala de jantar, à direita — ambas completamente integradas à área de lazer, do lado de fora. A cozinha é a mesma, tanto para o interior quanto para o espaço gourmet.
Na cozinha, a aposta dos arquitetos foi criar um grande balcão sobre uma meia parede, coberto por uma chapa de pedra branca brilhosa. A meia parede foi dividida verticalmente, sendo que, de um lado ficaram armários na cor cinza, e, do outro, ripas de madeira no local das banquetas e da churrasqueira.
A sala de jantar ganhou mesa de madeira escura para dez lugares. Ao lado, o aparador cinza fica em outra parede de tijolinhos (a que forma o corredor em direção à ala privativa da casa, em que estão as suítes). O espaço é conectado à área de lazer, onde fica a piscina. Há, ainda, um corredor que leva os moradores à ala íntima da Residência HS, onde ficam as suítes.
A área de lazer é um dos destaques do projeto. Integrado à sala de jantar, o espaço ganhou uma piscina de pequenas dimensões e uma área de convivência com quatro poltronas de palha trançada.
De um lado, fica uma passarela que também conecta os quartos. Do outro, a piscina se estende até o outro extremo, onde é amparada por um grande painel ripado de madeira com duas fontes que jorram água. Acima, arandelas iluminam o local à noite.
A área de convivência ainda foi recoberta por um pergolado de madeira, com vários pendentes que seguem uma estética mais artesanal e rústica, em conformidade com as poltronas de palha.
Veja outros projetos na Galeria da Arquitetura:
Escritório
Termos mais buscados