Texto: Naíza Ximenes
Para realizar o sonho de um casal de ciclistas de morar em uma casa que refletisse a paixão pelo esporte, o escritório Bauer Arquitetura projetou a Casa das Bikes — uma residência de 387 metros quadrados em Indaiatuba, no interior de São Paulo.
As premissas para o projeto foram bem estabelecidas desde o primeiro briefing. O casal queria que a morada servisse como base para seus treinos entre as competições e que fosse marcada por uma arquitetura moderna, de linhas retas e extremamente prática, oferecendo espaços generosos e integrados.
Após algum tempo de estudos e obras, o resultado foi uma casa térrea, dividida em dois volumes, sendo um social e outro íntimo, com design minimalista.
O projeto da Casa das Bikes é marcado pela originalidade. Logo na fachada, há um elemento visual impactante, que ajuda a compor a estética externa: o cobogó de metal preto.
Uma vez dentro da morada, a garagem se torna o ponto focal. Isso porque, apesar de ter sido inicialmente concebida apenas para abrigar bicicletas e carros, o espaço ganhou uma área de estar adicional ao longo da construção, com sofá, televisão e vídeo game. “É um ambiente descontraído para relaxamento após os treinos”, relata o escritório.
Já na entrada para pedestres, através da porta preta ao lado da parede de cobogó, o morador tem acesso à primeira área social da casa: a sala de estar. No ambiente, a preferência por materiais nobres e naturais fica evidente, a exemplo do couro no sofá e da madeira na mesa de centro e no forro ripado.
Além de ganhar uma ligação direta com a cozinha gourmet da casa, a sala de estar ainda foi alinhada visualmente à piscina ao fundo, usada pelos moradores para treinos de natação. Na cozinha, mais elementos em madeira, mármore de cor preta e utensílios em inox completam o design interno. Ao lado da piscina, uma pequena academia foi construída para treinos mais intensos, permitindo que os moradores mantenham sua rotina de exercícios sem precisar sair de casa.
A casa foi projetada com uma estética minimalista, que se reflete em todos os detalhes. O acesso à área íntima é outro destaque do projeto, marcado por um grande cobogó de metal preto que separa área interna da área de lazer.
O bloco privativo da casa, por sua vez, foi projetado para oferecer versatilidade e conforto aos amigos e familiares dos moradores. As suítes são espaçosas e possuem varandas individuais, garantindo privacidade a cada um dos hóspedes.
A suíte do casal é voltada para a piscina, com o diferencial de uma varanda privativa com banheira ao ar livre, além de um amplo closet e banheiro equipado com cuba dupla e chuveiros duplos.
Vale ressaltar que a integração entre os ambientes sociais permite uma circulação fluida e uma conexão visual que amplia a sensação de espaço. Além disso, a escolha de materiais e acabamentos reflete a busca por praticidade e durabilidade, essenciais para um estilo de vida ativo e esportivo.
Confira outros projetos na Galeria da Arquitetura:
Escritório
Termos mais buscados