Com filosofias e práticas sustentáveis e sociais, a Lush SPA acredita ser possível optar por produtos e soluções que não agridam o meio ambiente. Por isso convidaram o escritório de arquitetura Studio M+B especializado em projetos comerciais e sustentáveis.
“Na reforma, mantivemos apenas as paredes laterais, a cobertura e a fachada de vidro de pé-direito duplo. Queríamos minimizar as interferências estruturais e assim otimizar a produção de resíduos na demolição”, conta o arquiteto Carlos Myra.
O espaço possui quatro pavimentos, sendo os dois primeiros estruturados para acomodar a loja, a área para funcionários e o estoque. Os demais são destinados às salas de tratamento e a uma cozinha conceitual. “O design de interiores segue a identidade visual da marca, remetendo a uma delicada casa de campo inglesa”, comenta a arquiteta Angela Beneton.
Para o sistema construtivo, o escritório em parceria com a engenheira Lourdes Printes, da LCP Engenharia & Construções, e com a arquiteta consultora de sustentabilidade Cristina Hana Shoji utilizou painéis de poliestireno expandido envoltos em malhas de aço galvanizado, com treliças de aço. São paredes que chegam prontas ao local e recebem instalações hidráulicas sem necessidade de quebra-quebra, apenas com o uso do calor, que causa retração. Depois de instaladas as tubulações, os painéis são revestidos com argamassa.
Além de capacidade térmica e acústica, o sistema construtivo especificado com painéis de EPS, reduziu o volume de resíduos sólidos gerados durante a reforma do empreendimento. Os resíduos foram reutilizados como agregados reciclados na própria obra, diminuindo o volume de lixo encaminhado aos aterros.
Um dos destaques do projeto é a parede verde instalada próxima à fachada. “No painel verde, há 14 espécies em um sistema de bolsas compostas por 70% de material reciclado de garrafas PET”, explica o arquiteto. Um reservatório de água pluvial fornece irrigação necessária às plantas, feita com dois gotejadores de bolsas. Todo o processo é controlado pela automação.
A parede de vidro na fachada, mantida na reforma, ganhou uma película de alta performance que filtra a luz natural captada através dos panos de vidro e das claraboias localizadas na loja, no lounge e na sala de banho do SPA.
Para a área de atendimento, o escritório desenhou 150 móveis produzidos com madeira de demolição e montados sem cola, apenas com encaixe. Já o tratamento da madeira foi feito com emulsão à base de cera de abelha e tingimento natural com verniz de nogueira.
Piso e parede receberam revestimentos cerâmicos produzidos com cerca de 20% de material reciclado. A escolha do carpete também se pautou pela sustentabilidade. O material possui 56% de fibra obtida a partir de redes de pesca confeccionadas por comunidades carentes. A tinta utilizada na pintura conta com materiais reciclados na composição e baixo índice de compostos orgânicos voláteis.
O projeto ainda conta com eficiência no uso de lâmpadas LED, sensores de presença e calor, dimerização nas salas de tratamento e sistema de ar condicionado individual por espaço, itens que garantem a eficiência energética da construção.
Na Loja Lush, a gestão de sistemas é totalmente sustentável. Para o sistema de distribuição hidráulico, foi utilizada a tecnologia de tubos e conexões feitos com PP (Polipropileno) e PP-R (Polipropileno Copolímero Randon). Os vasos sanitários possuem caixa acoplada com sistema dual flux. Algumas torneiras possuem fluxo de água controlado, enquanto outras utilizam arejadores que evitam o desperdício. E por fim, a rede de água quente alimenta toda a loja e o SPA, sendo proveniente do sistema de aquecimento solar e boiler de 750 litros, que contam com apoio de resistência elétrica.
Escritório
Termos mais buscados