A idealização do projeto arquitetônico desta residência foi pautada pela memória afetiva da sua proprietária, Corina Godoy, e por suas paixões, em especial o triatletismo e a natureza. “O grande desejo da proprietária era que desenvolvêssemos uma casa aberta à área de lazer para praticar os seus hábitos saudáveis e a rotina de treinos e, sempre que possível, conectada com o exterior da morada”, conta Paola Cimarelli Landgraf, arquiteta responsável pelo projeto.
Com extensas linhas horizontais, a residência que está localizada em Leme (SP) desfruta da harmonia entre a arquitetura e o paisagismo.
As premissas para a Casa da Triatleta eram projetar um layout fluido e organizado em um terreno com 600 m², uma piscina lateral com raia de 25 m que percorre todo o estar social e proporcionar abundância de ventilação e iluminação naturais para dentro dos ambientes.
Definido como protagonista, o paisagismo ditou as condições do projeto: o nível mais alto do terreno é o primeiro andar – que possui vista de todo o horizonte da região – e foi considerado o ponto de partida para o restante da construção que fica no térreo organizando toda a área social dos moradores.
Além disso, o escritório buscou tirar o máximo de proveito visual da belíssima área de lazer com piscina e área social externa. Essa integração é possível graças aos caixilhos de vidro que, quando necessário, se abrem para conectar os espaços.
Para trazer o verde para os interiores, um jardim vertical com 7 m de altura confere bem-estar e aos moradores. Ademais, garante o contato direto com a natureza, trazendo mais cor e beleza aos ambientes, encantando a família e seus convidados.
Já no exterior da morada uma extensa tamareira se destaca. Há mais de 40 anos, o pai de Corina plantou a árvore no jardim da casa em que morava com sua família. Desde então, a triatleta leva a espécie consigo para cada lugar em que se muda. Hoje, a vegetação é símbolo de força e suporte para ela que, inclusive, pediu aos arquitetos que criassem pontos de luzes ao seu redor para, ao anoitecer, ser iluminada e trazer lembranças de seu pai, que não está mais presente.
O programa organizado está em dois pavimentos: térreo e primeiro andar. No térreo, estão salas de estar e jantar, home theater, área de serviços, adega, espaço gourmet, varanda coberta e piscina com 25 m de extensão. E no segundo andar, as suítes, o home office e a academia que está propositalmente voltada para uma área verde do condomínio. De cada espaço, é possível que os moradores contemplem exuberante vistas.
A fachada da casa tem design contemporâneo, já que possui como características grandes aberturas, grandes volumes e materiais atemporais, como a madeira, o concreto e o vidro em harmonia com jardins externos e cores suaves.
Escritório
Termos mais buscados