Logo Construmarket
Banner

Casa Neblina

Casa Neblina
Quatro estruturas em balanço orientadas às montanhas e ao Vale do Itatiba deram origem a Casa Neblina. O projeto é de autoria da equipe do FGMF Arquitetos. Imagens: Rafaela Netto
Casa Neblina
Casa Neblina
Casa Neblina
Casa Neblina
Casa Neblina
Casa Neblina
Casa Neblina
Casa Neblina
Casa Neblina
Casa Neblina
Casa Neblina
Casa Neblina
Casa Neblina
Casa Neblina
Casa Neblina

Vista panorâmica

Texto: Vitória Oliveira

A composição de quatro volumes adjacentes e variáveis com uma caixa de vidro e um anexo que flutua sobre a piscina resultou na Casa Neblina, localizada em Itatiba (SP). A equipe do escritório FGMF Arquitetos foi responsável pelo projeto arquitetônico, que buscou tirar proveito da belíssima vista do Vale do Itatiba.

Segundo os arquitetos, o cenário local, a privacidade em relação a rua e o desejo de conectar os moradores ao paisagismo foram considerados na concepção da residência. A residência teve como ponto de partida a vista panorâmica que o terreno possui no sentido sul.

Para maximizar essa relação com a paisagem, a ideia era projetar caixas sustentadas por pilares para acomodar todo o programa da casa, fornecendo muita transparência para a contemplação da natureza.

Volumes flutuantes

O conjunto de volumes com diferentes dimensões e alturas organiza as áreas social (no térreo) e íntima (no primeiro andar).

Os vidros proporcionaram máxima transparência ao projeto. Da sala de estar é possível contemplar a área externa Foto: Rafaela Netto

Na caixa de vidro, no térreo, está a sala de estar que fica visualmente integrada à piscina com borda infinita. O recuo entre os espaços garantiu que a piscina ficasse inteiramente exposta ao sol.

Ainda no pavimento, está a área de serviços que fica em um volume disfarçado – atrás do living. Esse espaço fica na cota mais baixa do terreno e funciona como uma espécie de muro de arrimo para o primeiro andar da casa.

Do exterior da residência, a sala de estar parece ser completamente vazia, servindo apenas como um espaço resultante dos volumes superiores.

Na área externa, um anexo deu origem ao espaço de lazer dos moradores e flutua sobre um espelho d’água, inclinando-se para a vista.

Já no primeiro andar, dividido em quatro volumes adjacentes, está a área íntima, um escritório e a garagem que fica no ponto mais alto do terreno. Essa configuração deixa evidente a setorização programática da obra.

Os volumes suspensos, da fachada principal, parecem apoiados no chão. Já na parte posterior, flutuam acima de um jardim que oculta a área social do conjunto. As estruturas de concreto com grandes balanços reforçam a abordagem visual do programa, criando um interessante cenário paisagístico.

Veja outras residências com vistas incríveis na Galeria da Arquitetura:

Casa Ilusión, por RVO Studio

Casa da Laje Inclinada, por TETRO

Casa do Lago, por Cadi Arquitetura

Escritório

  • Local: SP, Brasil
  • Início do projeto: 2014
  • Conclusão da obra: 2017
  • Área do terreno: 1.810 m²
  • Área construída: 400 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados