O escritório +2 Arquitetura, dirigido pelos arquitetos André Manara e Luciana Decker, reformou e ampliou a área de lazer desta casa que fica na Praia do Estaleiro, em Balneário Camboriú (SC). A partir de novos acabamentos e revestimentos, os sócios deram vida ao deck, piscina e varanda gourmet. Além disso, esses ambientes se voltam para o jardim interno que acaba se fundindo com as árvores do lado de fora.
O lazer da Casa Estaleiro constitui-se a partir do pátio interno e aberto, no qual encontram-se a piscina e o deck, que por sua vez tem parte do piso atérmico branco, e parte em madeira envernizada. Um volume, construído praticamente em “U”, cerca essa área debruçando os ambientes sobre ela. A um passo dali está a varanda coberta, onde bar, churrasqueira e cozinha gourmet se desenrolam num vão de 13 metros de comprimento. Em um dos “braços” desse bloco surge um singelo estar com sofá e mesa; no outro, a cozinha privativa.
A nova edificação – feita em estrutura de concreto armado, alvenaria de tijolos e laje maciça –, mantém os espaços internos integrados ao exterior em função das esquadrias de vidro que se abrem completamente.
Isso foi possível com a instalação de uma viga metálica que se apoia nas extremidades da Casa Estaleiro. Essa solução possibilitou, ainda, o vazio da varanda que segue sem qualquer divisão física.
No interior destacam-se as cores dos móveis e dos diferentes materiais. A varanda ganha um piso de porcelanato com textura rústica, porém clara, enquanto as paredes recebem um revestimento cerâmico natural pastilhado com aspecto de madeira.
Seguindo esse mesmo estilo, o volume da churrasqueira foi revestido de pastilha com acabamento polido. “Outro detalhe é que ela foi projetada com uma largura maior para que o espaço de churrasco, fogão e chapa utilizassem a mesma saída de chaminé”, revelam Manara e Decker. Ao lado, o forno à lenha ocupa um nicho de concreto de aparente.
Diante dessa paleta baseada nas cores cinza e marrom, sobressai o mobiliário colorido, como as bancadas de pia e a ilha de silestone que foram feitas de madeira canela encerada com a laca no tom tomate e a antiga cristaleira em azul-turquesa.
Diferentemente da varanda gourmet, na cozinha privativa prevalece o branco em todos os acabamentos e na marcenaria. Essa neutralidade é interrompida apenas pela cristaleira feita em laca preta alto brilho, pelo silestone de mesma cor da bancada e pela mesa que retoma a madeira canela utilizada na área de lazer. Manara e Decker contam que este material também aparece contornando toda a parte de cima dos armários.
Escritório
Termos mais buscados