Texto: Naíza Ximenes
Fruto do período de pandemia, a Casa do Lago, do escritório Paola Cimarelli Arquitetura, nasceu do desejo de um casal de criar um espaço de desconexão com o mundo exterior. Os proprietários queriam não apenas uma residência no interior de São Paulo, na cidade de Santa Cruz da Conceição, mas um refúgio para momentos em família.
Com total liberdade para criar, a equipe de arquitetos se inspirou na natureza ao redor do terreno para integrar o ambiente externo ao interior da casa, celebrando a harmonia entre vegetação e design.
A casa é definida por uma única palavra: amplitude. Isso porque, logo ao entrar na casa, a ampla varanda preenche o olhar do visitante e conecta, de forma fluida, todos os espaços visíveis da morada às vistas do lago no horizonte.
A entrada principal da casa é compartilhada tanto pelo acesso de pedestres, quanto pelo acesso de carros. Os primeiros elementos visíveis evidenciam a escolha por materiais nobres em todo o projeto, como o porcelanato no piso, madeiras nos degraus e vidro em abundância — tanto na caixilharia, quanto nos guarda-corpos. O escritório, mais distante da área social, fica logo abaixo da escada.
Com as esquadrias abertas, a transição entre os espaços internos e externos é suave, já que o pé-direito duplo da sala de estar, jantar e cozinha conecta todo o ambiente. Quando as portas de vidro de correr estão abertas, há ainda mais integração, e o ambiente social se torna uma grande varanda gourmet.
A cozinha, projetada como o coração da casa, tornou-se o local onde a família compartilha momentos e cria memórias duradouras.
Apesar do conceito mais contemporâneo e sofisticado, o mobiliário e a decoração ganharam uma paleta de cores mais vívida, dando um toque de descontração ao design.
Na área externa, a piscina é um dos grandes destaques, já que ganhou dimensões generosas. O espaço oferece não apenas um refresco nos dias quentes, mas também um cenário relaxante para momentos de lazer. A vegetação que envolve a residência adiciona uma moldura verde que muda com as estações, criando um ambiente sempre sintonizado com a natureza.
Na área privativa, as suítes foram concebidas como espaços para descanso e refletem a essência acolhedora e serena da casa. Cada detalhe foi pensado para garantir conforto e tranquilidade, proporcionando aos moradores um ambiente propício para relaxar e sonhar.
Todo o projeto é complementado pelo visual estonteante do lago no horizonte, compondo o cenário de todos os pavimentos.
Confira outros projetos de Paola Cimarelli Landgraf Arquitetura - Design:
Escritório
Termos mais buscados