Na busca por um projeto de interiores aconchegante, funcional e elegante, a arquiteta Gabrielle Fuzinato – fundadora do escritório GF Projetos – concebeu o Apartamento Chácara Klabin com sistemas automatizados e uma varanda ajardinada que tem vista voltada para a cidade de São Paulo.
“Os proprietários adquiriram um apartamento na planta e precisavam adequá-lo às suas necessidades”, conta a profissional. Desde que o projeto caiu em suas mãos, sua intenção foi transformar o imóvel em um lar funcional para família.
Para tanto, a arquiteta optou pelo uso de sistemas de automação, sobretudo, na sala de estar, onde áudio, vídeo e iluminação podem ser controlados remotamente via celular, inclusive, com cenas pré-definidas para conforto acústico e visual. “O principal desafio foi escolher a melhor empresa para executar o serviço, além de um bom custo-benefício”, comenta Funizato. No final, o resultado trouxe muito conforto e praticidade aos moradores.
Segundo a arquiteta, cada elemento do Apartamento Chácara Klabin foi pensado minuciosamente para sua função, sem no entanto, deixar o design de lado. Esse conceito fica evidente no painel da sala de jantar, que foi resvestido de ponta a ponta pelo mesmo material que aparece no rack da sala de estar: a madeira freijó. Como se fosse uma peça única, a estrutura esconde uma porta que leva a outros ambientes, como a sala de almoço integrada à cozinha.
A partir dali, esses espaços conectam-se à varanda – área de maior destaque do apartamento, cujo acesso principal se dá pela sala de estar. Nesse ambiente, a parede verde com os tijolinhos cria um clima despojado e elegante ao projeto.
Fuzinato afirma que utilizaram uma iluminação uniforme, de modo que nos cômodos mais reservados aplicou-se uma luz mais indireta, ao contrário dos ambientes de serviço, que ganharam luzes mais diretas. Por exemplo, um lustre de esferas de vidro e os pendentes dão luminosidade necessária à sala de jantar e à varanda gourmet, respectivamente.
Escritório
Termos mais buscados