Texto: Naíza Ximenes
O escritório Padovani Arquitetos projetou, em Bragança Paulista, interior de São Paulo, a Residência LR — uma casa idealizada para reunir amigos e familiares em um ambiente aconchegante. Com um terreno que apresentava um declive significativo, a equipe de arquitetos se viu frente a um desafio: construir uma residência em um único pavimento sobre uma topografia completamente irregular.
O desnivelamento do solo fez necessário um projeto cuidadoso de implantação e fundação antes do início das construções. Entre as soluções, os arquitetos optaram pela construção de um extenso platô (uma porção de terra com superfície plana e elevada), onde ficam os quartos e a área social. Além de manter toda a estrutura unificada em um nível, a estratégia ainda assegurou uma vista exuberante da paisagem do entorno.
Com 700 metros de área construída, o grande foco da casa é a área de lazer, que ocupa a porção central e a maior parte do terreno. Devido ao pedido da família por uma casa de veraneio que fosse, sobretudo, prática, muitos dos revestimentos se repetem em vários ambientes — uma estratégia que também suaviza as transições entre os espaços e cria uniformidade.
Antes mesmo de entrar na casa, o equilíbrio entre o rústico e moderno fica evidente. Isso porque as paredes, ora de vidro, ora de tijolinhos contornam a grande porta pivotante coberta por painéis ripados na cor preta. Uma vez dentro da casa, os tijolinhos se estendem para as paredes interiores, revezando o espaço com a madeira ripada.
Ainda no hall de entrada, outro artifício se destaca no design: o pequeno espelho d’água em uma lateral, coberto por um pergolado de madeira que permite a entrada de bastante luz natural. Um pórtico de alumínio em um tom acobreado marca o ambiente de acesso à área íntima, à direita, e à sala de estar, à frente.
Como os tijolinhos que formam as paredes são de um tom mais escuro, a equipe de arquitetos apostou em alternativas que clareassem os ambientes — usando mobiliários de tons mais claros e criando vãos que criam uma iluminação natural abundante.
É por isso que a sala de estar, além de ser marcada pelos sofás e poltronas de cores claras, ainda ganhou conexão direta com duas varandas: uma que dá acesso à fogueira, mais privativa, e outra que leva à área de lazer.
Atrás da sala de estar estão a sala de jantar e a cozinha, que também atua como um espaço gourmet para a piscina. Pilares circulares na cor cinza sustentam a estrutura e dão um charme ao extenso ambiente social.
A passagem para o local onde fica a fogueira é marcada por três grandes portas de vidro de correr, todas com caixilharia preta. Lá, outro espelho d’água, pergolados de madeira (mas em dimensões muito maiores) e mais mobiliário de cor clara completam o design de interiores.
A varanda que contorna o ambiente social da casa pode ser completamente integrada ou separada do solário na borda da piscina através de grandes brises metálicos. Esses elementos se projetam em uma direção perpendicular, na ala que se estende desde o hall de entrada, onde ficam as cinco suítes — com a diferença que, nesse espaço, eles são pivotantes. Assim, todas as acomodações podem ter varandas diretamente conectadas à grama que envolve a área da piscina.
Tanto a piscina de borda infinita, quanto a região do solário, o spa, a área da fogueira e o chão de todo o projeto são revestidos com um piso de granito de tom acinzentado, quase branco, criando a sensação de unidade.
Vale ressaltar que a vegetação no entorno da piscina também cumpre um papel importante na conexão desse espaço com a natureza circundante, quase como se os planos se conectassem. O intuito dos arquitetos era enquadrar a paisagem no horizonte.
Em frente à piscina, grandes degraus feitos com o mesmo granito cinza levam o morador à cota mais baixa do terreno, onde fica a rampa de acesso para automóveis.
Confira outros projetos de Padovani Arquitetos:
Escritório
Termos mais buscados