Logo Construmarket
Banner

Residência OSH

Residência OSH
A Residência OSH foi projetada pelo escritório OTP Arquitetura, que buscou aproveitar todos os espaços de um terreno com 250 m², criando uma casa ampla, integrada e moderna. Imagens: Guilherme Pucci
Residência OSH
Residência OSH
Residência OSH
Residência OSH
Residência OSH
Residência OSH
Residência OSH
Residência OSH
Residência OSH
Residência OSH
Residência OSH
Residência OSH
Residência OSH
Residência OSH
Residência OSH
Residência OSH

Espaços bem aproveitados

Texto: Vitória Oliveira

Embora inserida em um terreno com apenas 250 m², a Residência OSH tem um programa fluido, que integra a área social da casa ao jardim e, assim, traz sensação de amplitude aos ambientes. Da entrada principal ao final do lote não existem obstáculos que interfiram na vista para a generosa área verde.

Localizada em um condomínio fechado em Araçoiaba da Serra (SP), a morada foi projetada pelos arquitetos do escritório OTP Arquitetura, Arthur Oishi, Raphael Takano e Pedro Prado. Segundo eles, o principal desafio foi construir um projeto que não demonstrasse a sensação de um programa pequeno, daí trabalharem fortemente a questão da integração.

No térreo, as salas de estar e jantar e a cozinha americana são ambientes conectados, além disso os caixilhos de vidro tipo “camarão”, que estão na sala, se abrem para integrar os ambientes internos à área externa. No primeiro pavimento estão o dormitório, a sala de TV e o escritório.

O projeto de interiores se destaca pela simplicidade dos móveis, que têm cores e texturas diferentes, contrapondo com o estilo sóbrio dos ambientes.

Através dos caixilhos de vidro, os moradores se conectam com o jardim externo Foto: Guilherme Pucci

Iluminação marcante

O projeto de iluminação criou um diálogo com a arquitetura, evidenciando seus elementos estéticos e estruturais. No pé-direito duplo, spots de embutir invisíveis e uma grande luminária pendente compõem o ambiente. Ademais, o pé-direito proporcionou maior incidência de luz e ventilação natural na área social.

Fachada sóbria

O destaque maior é passagem marcante da área externa para a interna: uma fachada sóbria e fechada para um projeto totalmente aberto e integrado.

No térreo, um painel em Alucobond dá privacidade aos moradores. Já o volume superior – que avança sobre a garagem e repousa em dois pilares de concreto – é revestido com brise-soleils metálicos, eles trazem uniformidade para o volume e controlam a luz solar direta, gerando economia com refrigeração do ambiente.

No projeto de paisagismo, os arquitetos buscaram integrar a área verde com as áreas internas. Ciprestes italianos compõem a fachada principal trazendo movimento para o conjunto. Além disso, a casa dispõe de um sistema inteligente de aquecimento de água por energia solar com bomba de pressão de baixo consumo.

Veja outras residências na Galeria da Arquitetura:

Casa das Oliveiras, por Ivan Rezende Arquitetura

Casa Moenda, por Felipe Rodrigues Arquiteto

Casa Joazeiro, por Cupertino Arquitetura

Escritório

  • Local: SP, Brasil
  • Área do terreno: 250 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados