Logo Construmarket
Banner

Residência TKN

Residência TKN
Voltada à extensa área verde de Campos do Jordão está a Residência TKN – de autoria do escritório OTP Arquitetura. Imagens: Guilherme Pucci
Residência TKN
Residência TKN
Residência TKN
Residência TKN
Residência TKN
Residência TKN
Residência TKN
Residência TKN
Residência TKN
Residência TKN

Para contemplação

Texto: Vitória Oliveira

Implantada em uma das mais altas cotas de nível passíveis de construção em Campos do Jordão, a Residência TKN – assinada pelo OTP Arquitetura – foi projetada privilegiando a grande vista que o terreno proporciona do alto da cidade.

Como partido arquitetônico, foi adotado a criação de um jogo de volumes monolíticos leves e semienterrados e seu partido programático surge de um pedido dos clientes de se criarem duas residências de inverno, totalmente funcionais e interligadas – uma no nível superior para o casal e outra no nível inferior para seus dois filhos.

Da sala é possível contemplar a exuberante vista Foto: Guilherme Pucci 

A casa foi implantada no nível mais alto do terreno, um aclive de 20 m de altura tendo seus acessos principais tanto de pedestres como de veículos acontecendo atrás do nível superior da casa, que faz divisa com a vegetação da Serra da Mantiqueira, originária da região.

Na sala superior, um grande balanço estrutural avança sobre a vista apoiado por pilares metálicos em “V” com sua cobertura de madeira solta dos fechamentos, buscando maior leveza dos elementos estruturais. A cozinha e a sala de jantar são integradas com a sala principal de acordo com o estilo de vida dos moradores, transformando o ambiente em área de convívio da família. Todo o fechamento é em vidro com brises de madeira para controle da incidência solar.

Os ambientes abertos e integrados por meio de caixilhos de vidro entram em contato com a paisagem, e recebem luz e ventilação naturais. No projeto arquitetônico, o escritório explorou a ventilação cruzada, que possibilita a circulação do ar por todos os cômodos, mantendo o conforto térmico dentro da residência.

Como o clima da região é frio e úmido, toda a casa é voltada para o oeste buscando o sol da tarde e propiciando a vista do entardecer. No volume superior adjacente está localizada a suíte máster recuada do pavimento inferior, criando uma grande varanda de acesso e convívio como antessala da residência, sendo permeada por jardineiras. Em seu pavimento inferior uma grande varanda foi projetada sob a estrutura em balanço para a sala da residência dos filhos, as duas suítes têm vista para o pôr do sol e são interligadas através de um pergolado em concreto aparente.

Escritório

  • Local: SP, Brasil
  • Conclusão da obra: 2021
  • Área construída: 450 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados