Embora inserida em um terreno com apenas 250 m², a Residência OSH tem um programa fluido, que integra a área social da casa ao jardim e, assim, traz sensação de amplitude aos ambientes. Da entrada principal ao final do lote não existem obstáculos que interfiram na vista para a generosa área verde.
Localizada em um condomínio fechado em Araçoiaba da Serra (SP), a morada foi projetada pelos arquitetos do escritório OTP Arquitetura, Arthur Oishi, Raphael Takano e Pedro Prado. Segundo eles, o principal desafio foi construir um projeto que não demonstrasse a sensação de um programa pequeno, daí trabalharem fortemente a questão da integração.
No térreo, as salas de estar e jantar e a cozinha americana são ambientes conectados, além disso os caixilhos de vidro tipo “camarão”, que estão na sala, se abrem para integrar os ambientes internos à área externa. No primeiro pavimento estão o dormitório, a sala de TV e o escritório.
O projeto de interiores se destaca pela simplicidade dos móveis, que têm cores e texturas diferentes, contrapondo com o estilo sóbrio dos ambientes.
O projeto de iluminação criou um diálogo com a arquitetura, evidenciando seus elementos estéticos e estruturais. No pé-direito duplo, spots de embutir invisíveis e uma grande luminária pendente compõem o ambiente. Ademais, o pé-direito proporcionou maior incidência de luz e ventilação natural na área social.
O destaque maior é passagem marcante da área externa para a interna: uma fachada sóbria e fechada para um projeto totalmente aberto e integrado.
No térreo, um painel em Alucobond dá privacidade aos moradores. Já o volume superior – que avança sobre a garagem e repousa em dois pilares de concreto – é revestido com brise-soleils metálicos, eles trazem uniformidade para o volume e controlam a luz solar direta, gerando economia com refrigeração do ambiente.
No projeto de paisagismo, os arquitetos buscaram integrar a área verde com as áreas internas. Ciprestes italianos compõem a fachada principal trazendo movimento para o conjunto. Além disso, a casa dispõe de um sistema inteligente de aquecimento de água por energia solar com bomba de pressão de baixo consumo.
Veja outras residências na Galeria da Arquitetura:
Casa das Oliveiras, por Ivan Rezende Arquitetura
Escritório
Veja outros projetos relacionados
Termos mais buscados