A transparência dos vidros junto às aberturas dessa residência, localizada em Cotia, permitem que os jardins façam parte dos ambientes unindo rusticidade e aconchego. O projeto, de autoria do arquiteto Indio da Costa, teve como premissa o uso da linguagem brasileira marcada pelos telhados em barro com estrutura de madeira, e da leveza imposta pela modernidade das estruturas metálicas.
De acordo com Indio, o projeto foi concebido em um pavimento organizado com dois níveis. “Os volumes arquitetônicos foram divididos para integrar as áreas externas e a natureza envolvente ao interior da casa”, explica.
A área social se encontra em um pátio central e é a partir dele que os outros espaços se desenvolvem. “As paredes de vidro, as tesouras do telhado envidraçadas e um pé-direito alto trazem o jardim para o interior. Como a casa é fracionada em diversos volumes numa proposta orgânica e racional, o paisagismo que a envolve em múltiplos ângulos é parte integrante do projeto”.
De acordo com Indio, materiais sóbrios e detalhes valorizam os volumes arquitetônicos, que configuram a essência do projeto. O arquiteto também destaca a maneira como as instalações foram ocultas. “Sob o piso elevado de parte da casa, criado com a intenção de dar mais privacidade à área íntima, foram dispostas as instalações elétrico/hidráulicas e a central de equipamentos, de forma a facilitar a manutenção”, conclui.
Escritório
Termos mais buscados