Logo Construmarket
Banner

Nova Sede FATMA/FAPESC

Nova Sede FATMA/FAPESC
Com caixilhos, brises e fechamento em alumínio, edifício sede das Fundações FATMA e FAPESC recebe vegetação em seus espaços vazios, integrando-se à paisagem. Imagens: Ópera Quatro Arquitetura
Nova Sede FATMA/FAPESC
Nova Sede FATMA/FAPESC
Nova Sede FATMA/FAPESC
Nova Sede FATMA/FAPESC
Nova Sede FATMA/FAPESC
Nova Sede FATMA/FAPESC

Natureza integrada

Texto: Marina Cabral

O projeto para construção do edifício sede da FATMA (Fundação do Meio Ambiente) e da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina), localizado em Florianópolis, visou à permanência e a valorização da paisagem em seu entorno com novos espaços de convívio entre funcionários e visitantes.

De acordo com Pablo Basílio de Sá Leite Chakur, arquiteto da Ópera Quatro Arquitetura, a intenção era determinar a ocupação do lote integrada à topografia. A área construída se opõe à área verde, ao mesmo tempo em que permite a entrada da natureza nos espaços vazios da edificação. “Induzimos a reconstituição do verde e o oferecemos à cidade. Junto a isso, o pavimento térreo é formado por um platô de caráter urbano e público, que extrapola os limites do terreno ao longo da via de acesso, configurando uma praça de pesquisa”, explica. O acesso principal se dá através dessa praça, no pavimento térreo.

“O segundo andar abriga o programa funcional, um pequeno auditório e a biblioteca da FATMA. Também possui uma Praça da Conscientização – de caráter semipúblico – projetada para receber estudantes e grupos de pesquisa sobre proteção ambiental”, ressalta o arquiteto. Nela, foi plantada uma vegetação nativa. “Nesta praça, uma parte da área destinada à reconstituição da vegetação terá o seu plantio feito pela comunidade (estudantes, funcionários, vizinhos e outros frequentadores do condomínio). Assim, provocamos de forma clara, a conscientização da sociedade na questão da preservação”.

Materiais e destaques

O maior destaque do projeto é a valorização da sociedade, com sua participação na construção da obra – implantada em um terreno que proporciona belas vistas dos morros e do mar de Florianópolis. Com um grande espelho d’água no primeiro andar, o edifício leva aço na estrutura, alumínio nos brises e caixilhos, e vidros em toda fachada, integrando totalmente a área corporativa à paisagem da cidade.

 

 

Escritório

  • Local: SC, Brasil
  • Área do terreno: 2.508 m²
  • Área construída: 9.137 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados