Envolvida pelo litoral norte gaúcho, a Casa W reúne espaços amplos e integrados dentro de uma volumetria simples. A convite de um jovem casal de empresários apreciadores de arquitetura, o escritório Oficina Conceito idealizou o projeto de acordo com as condicionantes do lote e o perfil dos clientes.
Buscando inspirações em tudo o que há vida, desde detalhes do dia a dia até viagens e outras culturas, os arquitetos conceberam o projeto arquitetônico e o design de interiores como dois elementos indissociáveis. O resultado? Uma linguagem única, layout funcional, rusticidade na medida e conforto garantido para os momentos de lazer na casa de praia da família.
Três planos de pedra natural apoiam o robusto volume superior de concreto aparente e bloqueiam a vista de quem passa pela rua de acesso à residência. O zoneamento do programa se desenvolveu de maneira objetiva conforme a volumetria, e a grande ”caixa” de madeira grápia abriga a cozinha, área de serviço e parrilla.
Toda a área social se volta para a extensa piscina e projeto de paisagismo, que conta com vegetação local. Juntos, os dois agregam a natureza e seus elementos ao conjunto. Os panos de vidro, que vão do chão ao teto, ao mesmo tempo em que mimetizam os limites de dentro e fora, demarcam a zona de estar e levam privacidade aos usuários.
Todo de concreto aparente, o pavimento superior, que é reservado para a zona íntima, integra quatro suítes que se orientam para o lago, premissa básica da implantação. Assim como em todos os outros ambientes, uma generosa e iluminada circulação dá acesso aos dormitórios e à sala de estar íntima.
Escritório
Termos mais buscados