Quando os arquitetos do escritório Oficina Conceito aceitaram o desafio de projetar a Casa RA, perceberam a estreita relação da área com seu entorno, que contava com dois vizinhos imediatos já edificados.
Na face norte do lote situado em Gravataí (RS), dois pavimentos se erguiam junto da divisa, sombreando grande parte do terreno. Já na face sul, uma casa térrea afastada da demarcação se mostrava mais amigável.
Entendendo as condições, a equipe definiu que o lar teria exatamente a mesma altura do vizinho mais alto e que colariam a nova edificação na face norte para que o segundo pavimento tivesse a visão de cima da casa térrea existente.
Sendo assim, a morada foi logicamente organizada em frente-fundos, posicionando a suíte principal próxima da mata e o quarto das crianças na frente oposta, a leste. Na face sul, então, restaram os banheiros e o dormitório auxiliar, que tem vista para o vale.
O térreo se integra totalmente com a rua e o bosque, com janelas baixas e grandes aberturas. Balanços e redes fazem os moradores aproveitarem o frescor que é ter o jardim conectado a uma área de preservação permanente de mata nativa, o que contribui para despertar nas crianças um importante senso de cuidado com a natureza.
Toda a construção foi erguida com tijolos ecológicos aparentes que receberam pigmentação escura na estrutura da base e pintura branca no volume superior, tornando-o visualmente mais leve.
Internamente, o projeto de interiores conta com tons neutros e prevê uma conexão com o entorno através das janelas inspiradas em bay-windows – onde grandes aberturas se tornam pontos de apreciação e até mesmo bancos para leitura – e das zenitais do jantar e da escada, que trazem mais iluminação natural para o dia a dia dos moradores.
Na cobertura, em vez do tradicional telhado, um terraço com utilidades como forno de pizza e piscina soma ao lazer da família, que adora receber convidados para fazer churrasco, relaxar, curtir a vista e tomar sol.
Escritório
Termos mais buscados