O projeto de interiores do Apartamento MT foi desenvolvido pelo escritório Oficina Conceito Arquitetura para um jovem rapaz que veio do interior do Rio Grande do Sul para a capital Porto Alegre. O maior desejo do proprietário era que a morada traduzisse toda suas origens e o ajudasse a se sentir em casa.
“Este foi o nosso desafio e o resultado está ali, foi muito bom. Trouxemos o couro, as venezianas antigas, a textura dos tijolos e misturamos com a praticidade que uma cidade grande exige no dia a dia”, revela o arquiteto Maurício Ambrosi Rissinger.
A escada original do projeto entregue pela construtora ficava do lado oposto. Porém dessa maneira, a circulação para o andar superior cruzaria o estar, e o espaço seria reduzido. A decisão foi alterar isso, valorizando o estar e posicionando a TV de frente para a churrasqueira, uma das exigências do morador.
O arquiteto explica que um dos pontos principais foi unir modernidade e praticidade, desenvolvendo um projeto totalmente automatizado. Um grande telão foi instalado no teto e desce para que o segundo andar se torne um cinema particular. Além disso, luz, áudio, vídeo e eletrodomésticos são controlados em um toque pelo celular do morador. O dormitório foi inserido no andar superior do apartamento.
O projeto luminotécnico do Apartamento MT, desenvolvido pelo mesmo escritório, recebeu iluminação cênica. As lâmpadas de LED PAR20 foram posicionadas próximas aos tijolos para valorizar a textura do material e se tornar o diferencial da luminosidade.
Grandes janelas auxiliam para a ventilação cruzada e entrada de energia solar. “O design é composto por elementos puros, mas com muita elegância”, conclui o arquiteto.
Escritório
Termos mais buscados