Logo Construmarket
Banner

Casa Monte Belo

Casa Monte Belo
O escritório Oficina projetou a Casa Monte Belo em duas etapas: na primeira delas surgiu a área de lazer e na segunda, a residência, que tem formas simples e elegantes. Imagens: Douglas Rios
Casa Monte Belo
Casa Monte Belo
Casa Monte Belo
Casa Monte Belo
Casa Monte Belo
Casa Monte Belo
Casa Monte Belo
Casa Monte Belo
Casa Monte Belo

Bloco compacto

Texto: Nuri Farias

Quando os proprietários da Casa Monte Belo adquiriram o lote de 1.700 m² no munícipio de Santo Antônio de Posse, interior de São Paulo, eles tinham a intenção de construir um refúgio para os fins de semana. Com o tempo, porém, quiseram transformar a edificação em morada definitiva. Assim, o projeto arquitetônico assinado pelo escritório Oficina Arquitetura e Design foi desenvolvido em duas etapas: na primeira, criou-se a área de lazer e, na segunda, a residência principal.

Concebido de maneira econômica, o projeto ganhou formas simples, mas ao mesmo tempo elegantes. Um dos destaques foi a criação de um bloco compacto, que se encaixa perfeitamente no terreno em declive e aproveita a vista privilegiada do entorno.

Bloco único

O volume da Casa Monte Belo é suspenso do gramado para garantir o conforto e proteger das intempéries. Plantas rasteiras destacam as delimitações de cada ambiente da área externa.

O arquiteto Carlos Leal organizou o programa em apenas um bloco, racionalizando espaço e recursos para enxugar a volumetria e poupar o máximo de lote possível para a casa principal. O compacto layout foi divido em uma suíte, um banheiro social, uma área de churrasqueira e uma cozinha.

A área da churrasqueira separa a cozinha do dormitório e é o primeiro ambiente para quem chega na casa. Nessa parte está o móvel estimado pelos moradores: uma mesa de 1,20 m x 4 m com capacidade para 20 pessoas que une família e amigos.

A área de churrasqueira separa a cozinha do dormitório e é o primeiro ambiente para quem chega na casaFoto: Douglas Rios

“O que era para ser apenas um chalé se torna algo a mais quando unido com uma espaçosa área para o churrasco e uma cozinha rústica e aconchegante”, menciona Leal.

Toda a fachada é voltada para a piscina e para a paisagem garantindo uma vista privilegiada a todos os cômodos.

Construção econômica

A residência possui três tipos de estrutura: madeira, alvenaria estrutural e metálica, reduzindo os custos da obra para R$ 750,00/m².

Os tijolos foram usados na alvenaria estrutural; o metal, nas vigas, conferindo leveza estética; e a madeira nas vigas de vãos menores, trazendo para o projeto um ar aconchegante. A pouca alvenaria existente é estrutural e os grandes vãos são controlados por uma estrutura mista metálica e de madeira, levando em conta a facilidade de execução.

O piso é cimentício rústico em todos os ambientes, exceto nos banheiros. As portas são em veneziana para que a casa receba ventilação nos ambientes mesmo quando não está sendo utilizada pelos proprietários.

“Uma característica importante deste projeto é que ele consegue oferecer muito mesmo possuindo poucos elementos. A simplicidade das formas evitou desperdícios de materiais”, conclui o arquiteto.

Escritório

  • Local: SP, Brasil
  • Início do projeto: 2012
  • Conclusão da obra: 2012
  • Área do terreno: 1700 m²
  • Área construída: 122 m²

Ficha Técnica

Fornecedores desta obra

Veja outros projetos relacionados