O restaurante árabe Manish foi projetado com estilo contemporâneo e elementos marcantes da arquitetura islâmica. Localizado no Itaim Bibi, em São Paulo, foi organizado com múltiplas configurações de espaços, com varanda, sala de espera e um grande salão para as mesas, que pode ser alterado para ampliação ou redução dos ambientes.
Para fechamento do restaurante o escritório de arquitetura ODVO, responsável pelo projeto, optou pela implantação do ‘muxarabi’ – presente nas construções mediterrâneas. Esse tipo de fachada ou mural com aberturas fecha parcialmente os ambientes, permite pequenos enquadramentos do exterior e oferece banho de sol filtrado pelas árvores da rua, preservando o lado interno.
Piso simples, arabescos e elementos da arte islâmica enfeitam uma grande parede interna com formas geométricas que remetem às flores. O vidro é utilizado nas outras fachadas, oferecendo claridade e o visual da cidade para os clientes.
O muxarabi de geopolímero construído no restaurante refere-se à tapeçaria árabe e foi inspirado na moderna composição elaborada pelos arquitetos Howard Ashley, Hisham Al Bakri e Baharuddin Kassim para a Mesquita Nacional da Malásia, construída em 1965. A grande peça conta a história do ladrilho – elemento importante da cultura árabe visto como obra de arte pública – por meio de suas cores e formas.
Escritório
Termos mais buscados