Logo Construmarket
Banner

Carmeuse

Carmeuse
Na cidade de Belo Horizonte (MG), o escritório Óbvio Arquitetura projetou a nova sede da Carmeuse, uma empresa mineira belga que produz cal e calcário. Imagens: Henrique Queiroga
Carmeuse
Carmeuse
Carmeuse
Carmeuse
Carmeuse
Carmeuse
Carmeuse
Carmeuse
Carmeuse
Carmeuse
Carmeuse
Carmeuse
Carmeuse
Carmeuse
Carmeuse
Carmeuse
Carmeuse
Carmeuse
Carmeuse
Carmeuse

Sóbrio e impactante

Texto: Naíza Ximenes

Com o intuito de criar um espaço amplo e acolhedor, o escritório Óbvio Arquitetura projetou, na cidade de Belo Horizonte (MG), a nova sede da Carmeuse, uma empresa mineira belga que produz cal e calcário.

Logo no briefing, o pedido do cliente ficou claro: a arquitetura deveria ser capaz de promover um sentimento de pertencimento nos colaboradores, bem como impactar os visitantes.

O programa de necessidades foi definido com áreas de trabalho, salas de reunião, espaços informais, salas de gerência, CEO e uma copa para café. Feito isso, a equipe de arquitetos deu início ao projeto.

Identidade corporativa

Combinando harmonia e funcionalidade, a abordagem visionária foi a chave para a criação de um layout prático, harmônico e com bastante identidade visual. Desde o ambiente de acesso aos elevadores até a ampla área de trabalho, o projeto não apenas otimiza o fluxo de trabalho, como também guia os usuários por uma jornada visualmente impactante.

O hall de entrada, mais do que um simples ponto de transição, foi concebido como um portal de impacto. Texturas cuidadosamente escolhidas e uma iluminação estratégica transformam este espaço em um túnel de chegada, que leva ao epicentro da Carmeuse.

foto de um hall de entrada que ganhou poltronas azuis e fitas de led que preenchem ambas as paredes e o teto, criando a sensação de um portal iluminadoLuzes de led criam impacto no hall de entrada


Uma vez na área de trabalho, o visitante se depara com uma série de estações convencionais, em ambas as direções. O espaço é marcado por elementos azuis — como o banco estofado e a mesa flexível —, que decoram e incentivam os diferentes usos, promovendo a colaboração e o trabalho individual no mesmo espaço. Grandes janelas de vidro permitem a entrada de muita luz natural, otimizando a necessidade de iluminação artificial ao longo do dia.

Há entradas para outras salas em ambas as paredes, nas laterais do espaço central. De um lado, ficam as salas menores (ocupadas por CEOs e grandes cargos da empresa), os espaços privativos (para ligações e conferências que demandam maior privacidade) e um espaço de convivência para toda a equipe. Do outro, ficam as salas maiores (para reuniões com um número maior de participantes), a copa para o café e as salas de reunião com uma proposta mais descontraída.

Vale mencionar que todas as salas foram cuidadosamente desenhadas para equilibrar necessidade de privacidade e transparência. A permeabilidade visual, a iluminação focada e os elementos acústicos garantem um ambiente confortável e funcional, especialmente para chamadas e videoconferências.

Além disso, a copa para café, outro destaque do projeto, ganhou um conceito que vai além de um espaço para refeições rápidas. O local foi projetado como um refúgio, para proporcionar conforto durante o horário de almoço e pequenos descansos ao longo do dia. A concepção leva em conta não apenas a funcionalidade, mas também a atmosfera acolhedora que contribui para o bem-estar dos usuários.

Quanto à materialidade, fortemente inspirada nas texturas da cal, a proposta era criar uma narrativa visual coesa. Seixos brancos e pretos, carpetes que imitam pequenas rochas e a paleta de cores composta por tons de azul, cinza, branco e caramelo contribuem para a atmosfera sóbria. A introdução de elementos de metal, aliada à iluminação, adiciona um toque tecnológico e reforça a mensagem de que a Carmeuse é uma empresa marcada pela inovação.

Os biombos curvos, uma homenagem às curvas de nível das minas de cal, não apenas conferem charme, como também proporcionam privacidade e acústica adequada à área de trabalho. Linhas orgânicas nas paredes e na copa convidam à exploração, contribuindo para a atmosfera acolhedora e intrigante do ambiente.

O projeto ainda se destaca pela integração de soluções sustentáveis, como o uso de iluminação eficiente e materiais eco-friendly.

Confira outros projetos de Óbvio Arquitetura:

Escritório

  • Local: MG, Brasil
  • Início do projeto: 2022
  • Conclusão da obra: 2022
  • Área construída: 715 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados