Logo Construmarket
Banner

Casa Lens

Casa Lens
Com planta simples e materiais industriais, a Casa Lens insere-se de forma natural no terreno em aclive, desfrutando de uma bela vista para a Serra da Mantiqueira. Imagens: Nelson Kon
Casa Lens
Casa Lens
Casa Lens
Casa Lens
Casa Lens
Casa Lens
Casa Lens
Casa Lens
Casa Lens
Casa Lens
Casa Lens
Casa Lens
Casa Lens
Casa Lens
Casa Lens
Casa Lens
Casa Lens
Casa Lens

Objetividade contemporânea

Texto: Ana Marquez

Construída em um terreno em aclive com vista para a Serra da Mantiqueira, a Casa Lens tornou-se, essencialmente, um local de contemplação e reflexão para seus dois moradores. Seu projeto arquitetônico foi assinado pelo escritório Obra Arquitetos, que, além da preocupação com o aproveitamento do entorno, buscou criar uma residência simples e agradável.

Influenciado por uma arquitetura brutalista, o projeto faz uso de concreto armado aparente, além de materiais industriais como aço e vidro, que, associados a um formato irregular incomum, revelam tendências estéticas da contemporaneidade.

“Nossa intenção foi aproximar ao máximo a Casa Lens da natureza ao redor, criando, para isso, um pátio interno e um teto-jardim, que ampliam as possibilidades de contemplação. Do pátio é possível assistir às variações da paisagem conforme as estações do ano”, comenta o arquiteto João Paulo Daolio.

Simplicidade na composição

Localizada em São José dos Campos (SP), a morada possui uma planta em três níveis, objetiva e funcional. Todo o projeto é organizado ao redor de um pequeno pátio, que facilita o convívio entre os moradores e permite a visão dos demais ambientes.

No segundo andar, salas e cozinha ficam integradas e marcam a junção entre o contemporâneo e o concreto aparente com suas largas janelas envidraçadas Foto: Nelson Kon

A garagem tem acesso ao nível superior da Casa Lens por meio de uma escada lateral feita de concreto. No segundo andar, salas e cozinha são integradas e marcam a junção entre o contemporâneo e o concreto aparente com suas largas janelas envidraçadas.

No centro do pátio, os arquitetos desenharam um vidro curvo para evitar fragmentações no espaço e permitir que aquele ambiente pudesse ser observado de todos os locais da morada.

A partir do pavimento íntimo, percorrendo em espiral, é possível subir na cobertura ajardinada e observar o horizonte. Dali, a impressão que se tem é que a Serra da Mantiqueira faz parte do jardim da Casa Lens.

Uma fachada envidraçada contribui para o aproveitamento da vista, mas, para garantir privacidade aos moradores, os arquitetos incluíram também brises metálicos.

“Trabalhamos com soluções e detalhes que trouxeram simplicidade e objetividade ao projeto, privilegiando-se o conforto e não o espetáculo”, relata Daolio.

Escritório

  • Local: SP, Brasil
  • Início do projeto: 2014
  • Conclusão da obra: 2015
  • Área do terreno: 450 m²
  • Área construída: 202 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados