Construída em um terreno em aclive com vista para a Serra da Mantiqueira, a Casa Lens tornou-se, essencialmente, um local de contemplação e reflexão para seus dois moradores. Seu projeto arquitetônico foi assinado pelo escritório Obra Arquitetos, que, além da preocupação com o aproveitamento do entorno, buscou criar uma residência simples e agradável.
Influenciado por uma arquitetura brutalista, o projeto faz uso de concreto armado aparente, além de materiais industriais como aço e vidro, que, associados a um formato irregular incomum, revelam tendências estéticas da contemporaneidade.
“Nossa intenção foi aproximar ao máximo a Casa Lens da natureza ao redor, criando, para isso, um pátio interno e um teto-jardim, que ampliam as possibilidades de contemplação. Do pátio é possível assistir às variações da paisagem conforme as estações do ano”, comenta o arquiteto João Paulo Daolio.
Localizada em São José dos Campos (SP), a morada possui uma planta em três níveis, objetiva e funcional. Todo o projeto é organizado ao redor de um pequeno pátio, que facilita o convívio entre os moradores e permite a visão dos demais ambientes.
A garagem tem acesso ao nível superior da Casa Lens por meio de uma escada lateral feita de concreto. No segundo andar, salas e cozinha são integradas e marcam a junção entre o contemporâneo e o concreto aparente com suas largas janelas envidraçadas.
No centro do pátio, os arquitetos desenharam um vidro curvo para evitar fragmentações no espaço e permitir que aquele ambiente pudesse ser observado de todos os locais da morada.
A partir do pavimento íntimo, percorrendo em espiral, é possível subir na cobertura ajardinada e observar o horizonte. Dali, a impressão que se tem é que a Serra da Mantiqueira faz parte do jardim da Casa Lens.
Uma fachada envidraçada contribui para o aproveitamento da vista, mas, para garantir privacidade aos moradores, os arquitetos incluíram também brises metálicos.
“Trabalhamos com soluções e detalhes que trouxeram simplicidade e objetividade ao projeto, privilegiando-se o conforto e não o espetáculo”, relata Daolio.
Escritório
Termos mais buscados