Três pavimentos distribuídos em um terreno com desnível deram corpo à residência Jaguary, localizada no Vale do Paraíba, em São José dos Campos. Com vista panorâmica para a Serra da Mantiqueira, a casa – projetada pelo escritório Obra Arquitetos – é privilegiada com o pôr do sol e funciona como um verdadeiro mirante.
“O acesso principal se dá no andar intermediário, que articula um nível superior e outro inferior”, explica o arquiteto Thiago Natal Duarte, responsável pelo projeto. De acordo com ele, esse pavimento central ocupa pouco menos da metade no comprimento do terreno e aumenta o espaço externo, que dá continuidade ao interno. “A casa proporciona um percurso interessante pelo lado externo, pois permite acesso a todos os níveis. O intermediário abriga a sala, a cozinha e a área de serviço. No superior ficam os cômodos mais íntimos, e no inferior, um escritório, a área de lazer com piscina e churrasqueira”, detalha.
Junto aos quartos, uma sala dá acesso à laje com piso de grama. Essa cobertura oferece mais qualidade térmica à casa por proporcionar temperatura estável durante o ano todo. “Ela reduz perda e ganho de calor, além de funcionar como uma grande varanda dos quartos”, ressalta o arquiteto.
Grandes panos de caixilho e fechamento de espaços em vidro garantem entrada de luz natural. “Como a fachada dos quartos está voltada para o oeste, também foram usados painéis de madeira para proteção da intensa radiação do final de tarde”, conclui.
Escritório
Termos mais buscados