Localizada em São José dos Campos (SP), a Casa CR foi construída em 2017. O projeto arquitetônico é do escritório Obra Arquitetos. Os arquitetos buscaram atender ao pedido dos proprietários: construir uma casa que tivesse telhado e uma grande área externa.
“Propusemos uma grande cobertura inclinada de estrutura metálica implantada em “L”. Assim, o quintal acabou se transformando em um grande gramado totalmente integrado com o espaço interno”, conta o arquiteto Thiago Natal Duarte.
A cobertura inclinada proporciona amplo pé-direito na área interna, garantindo ótimo conforto térmico. Destaca-se por ter duas camadas – telha metálica dupla com isopor e telha de concreto – e finalização com forro de madeira. O sistema, além de ter design moderno, otimiza a eficiência energética da casa. O escritório optou por uma solução sustentável – o uso de 24 placas fotovoltaicas, que reduzem o consumo de energia. Estão localizadas na extremidade da piscina, proporcionando sombra.
Também voltada para a sustentabilidade, foi instalada uma cisterna com capacidade para 5 mil litros de água, usada para irrigação do jardim.
No térreo, os caixilhos de vidro podem ser totalmente abertos, integrando as áreas externa e interna. Ainda nesse pavimento, fica a área de serviços e a cozinha (ambos os cômodos sem acesso ao gramado central).
No andar superior, ficam a sala de TV, o escritório e três suítes, todas com janelas direcionadas para o gramado, que funcionam como varandas.
Os arquitetos exploraram técnicas que proporcionam ampla iluminação natural. Com pé-direito duplo, grandes aberturas conferem iluminação intensa no interior da casa. No pavimento superior, o desencontro do telhado com a laje garante boa iluminação da fachada norte da residência. Contudo, essas aberturas têm blackout – sistema que controla a entrada da luz.
A ideia do escritório era criar um projeto paisagístico que estabelecesse um grande gramado central com implantação em “L” e uma piscina. Esses elementos definiram o pátio central, composto por uma área de playground. O paisagismo teve a liberdade para definir forrações com plantas nos muros, deixando o espaço central livre.
Veja outros projetos de casas sustentáveis na Galeria da Arquitetura:
Casa Cumaru, por Raffo Arquitetura
Escritório
Termos mais buscados