Logo Construmarket
Banner

Casa CR

Casa CR
A Casa CR, projetada pelo escritório Obra Arquitetos, atendeu aos pedidos dos proprietários: tem telhado – com 24 placas fotovoltaicas – e um amplo gramado na área externa. Imagens: Nelson Kon
Casa CR
Casa CR
Casa CR
Casa CR
Casa CR
Casa CR
Casa CR
Casa CR
Casa CR
Casa CR
Casa CR
Casa CR
Casa CR
Casa CR

Sustentável e aconchegante

Texto: Vitória Oliveira

Localizada em São José dos Campos (SP), a Casa CR foi construída em 2017. O projeto arquitetônico é do escritório Obra Arquitetos. Os arquitetos buscaram atender ao pedido dos proprietários: construir uma casa que tivesse telhado e uma grande área externa.

“Propusemos uma grande cobertura inclinada de estrutura metálica implantada em “L”. Assim, o quintal acabou se transformando em um grande gramado totalmente integrado com o espaço interno”, conta o arquiteto Thiago Natal Duarte.

Conforto térmico e sustentabilidade

A cobertura inclinada proporciona amplo pé-direito na área interna, garantindo ótimo conforto térmico. Destaca-se por ter duas camadas – telha metálica dupla com isopor e telha de concreto ­– e finalização com forro de madeira. O sistema, além de ter design moderno, otimiza a eficiência energética da casa. O escritório optou por uma solução sustentável – o uso de 24 placas fotovoltaicas, que reduzem o consumo de energia. Estão localizadas na extremidade da piscina, proporcionando sombra.

Também voltada para a sustentabilidade, foi instalada uma cisterna com capacidade para 5 mil litros de água, usada para irrigação do jardim.

A área externa é marcada por um amplo gramado Foto: Nelson Kon

Programa

No térreo, os caixilhos de vidro podem ser totalmente abertos, integrando as áreas externa e interna. Ainda nesse pavimento, fica a área de serviços e a cozinha (ambos os cômodos sem acesso ao gramado central).

No andar superior, ficam a sala de TV, o escritório e três suítes, todas com janelas direcionadas para o gramado, que funcionam como varandas.

Iluminação natural

Os arquitetos exploraram técnicas que proporcionam ampla iluminação natural. Com pé-direito duplo, grandes aberturas conferem iluminação intensa no interior da casa. No pavimento superior, o desencontro do telhado com a laje garante boa iluminação da fachada norte da residência. Contudo, essas aberturas têm blackout – sistema que controla a entrada da luz.

Paisagismo

A ideia do escritório era criar um projeto paisagístico que estabelecesse um grande gramado central com implantação em “L” e uma piscina. Esses elementos definiram o pátio central, composto por uma área de playground. O paisagismo teve a liberdade para definir forrações com plantas nos muros, deixando o espaço central livre.

Veja outros projetos de casas sustentáveis na Galeria da Arquitetura: 

Casa Cumaru, por Raffo Arquitetura

Residência CR, por Padovani Arquitetos + Associados

Residência DMG, por Ruschel Arquitetura e Urbanismo

Escritório

  • Local: SP, Brasil
  • Início do projeto: 2015
  • Conclusão da obra: 2017
  • Área do terreno: 1365 m²
  • Área construída: 650 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados