Logo Construmarket
Banner

Casa Sal

Casa Sal
O escritório Nook Architects, de Barcelona, solucionou a questão da metragem da Casal Sal interligando os seus espaços. Imagens: nieve | Productora Audiovisual
Casa Sal
Casa Sal
Casa Sal
Casa Sal
Casa Sal
Casa Sal
Casa Sal
Casa Sal
Casa Sal

Caminhos interligados

Texto: Ana Marquez

Um corredor com 19 metros de comprimento percorre cozinha, quarto, sala, banheiro e varanda, definindo assim o projeto arquitetônico da Casa Sal, localizada em Barcelona, na Espanha, e desenvolvida pelo escritório Nook Architects.

“Para elaborar o projeto, tentamos conhecer os costumes do cliente e tudo o que poderia ter impacto no seu modo de vida. Reformamos a casa com o objetivo de trazer expressar a personalidade dos moradores”, explica a arquiteta Ana García López.

Distribuição de ambientes

O escritório teve que lidar com a geometria retangular original da residência, que tem, em quase todos os espaços, cerca de três metros de largura por 19 m de comprimento. Além disso, em uma das extremidades, o terraço estava em péssimo estado e alto demais em relação ao nível do piso.

“Partindo dessa premissa, colocamos mãos à obra para resolver os problemas arquitetônicos e as suas necessidades funcionais. Desde o início, foi um trabalho em equipe entre nós e o cliente”, comenta o outro arquiteto da equipe, Rubén Férez Berenguer.

A cozinha é a protagonista do apartamento, pois é ela quem interliga os ambientes. Para solucionar a disposição dos espaços, ela foi transformada no o coração da casa, por sua funcionalidade. O restante dos ambientes foi organizado segundo sua orientação: de um lado, fica a sala de estar com saída para o terraço; no outro extremo, está a área privada, onde ficam o dormitório e o escritório residencial. E, entre eles, há um banheiro.

Para dar a sensação de profundidade, o escritório usou mosaico hidráulico no piso da cozinha e no banheiro. Nos demais ambientes, recorreram apenas à madeira. O piso do terraço, também de madeira, invade o interior pela bancada, o que garante a percepção de continuidade.

A varanda ganhou uma dupla utilidade. Além de sua função principal, ela também é fonte de luz natural para o apartamento durante o ano todo – o sol ilumina a residência através das suas portas de correr.

Trabalho em parceria

Durante uma conversa com o proprietário, surgiu a ideia de aperfeiçoar alguns detalhes na configuração do apartamento, tais como a recuperação do teto original. Grandes e pequenas decisões foram compondo a base do projeto da Casa Sal.

“Moldamos o ritmo do trabalho conforme as necessidades do cliente, em vez de impor restrições e regras particulares de arquitetura”, conclui o arquiteto Joan Cortés Caballero.

Escritório

  • Local: BA, Espanha
  • Conclusão da obra: 2013
Veja outros projetos relacionados