O design antigo da Casa Jes, construída no início do século passado, foi transformado pelo escritório Nook Architects em sua recente reforma. O projeto arquitetônico deu um toque de atualidade à moradia centenária, localizada em Barcelona, na Espanha.
“Nós mantivemos as características originais do apartamento preservadas, com exceção da cozinha e do banheiro, que já haviam sido atualizados na década de 1990”, comenta o arquiteto Rubén Férez Berenguer.
A distribuição original era muito compartimentada, o que gerava quartos com medidas muito semelhantes. O programa funcional foi adaptado conforme o estilo de vida do cliente: uma cozinha aberta para uma espaçosa sala de estar, um banheiro íntimo e outro para os hóspedes, um dormitório com espaço abundante e outro para as visitas.
O escritório deparou com dois espaços com organizações difíceis, em uma área limitada. O primeiro foi o quarto de hóspedes, que é usado, ao mesmo tempo, como espaço de trabalho; e o segundo foram os banheiros, que ganharam diferentes níveis de privacidade, mas que compartilham o mesmo chuveiro.
A intervenção consistiu, sobretudo, em liberar espaço para abrir a cozinha para a sala de estar. Uma das soluções encontradas foi a de colocar as áreas úmidas, como cozinha e banheiro, sobre uma plataforma elevada de madeira.
Essa solução ajudou na divisão dos quartos e dos banheiros, que, apesar da integração, contam com privacidade graças à mudança no nível do chão.
“Nos acabamentos, decidimos restaurar e polir o pavimento com mosaico hidráulico em toda a casa e mudamos algumas das peças para as áreas que antes da reforma estavam esquecidas”, relata a arquiteta Ana García López.
Os arquitetos também optaram por preservar as molduras do teto original nos dormitórios. Já na sala de estar estão expostas as vigas de aço e cerâmica. Os clientes quiseram manter o mobiliário antigo.
Os ambientes, em sua maioria, são neutros, pintados na cor branca e beneficiados pela entrada da iluminação natural.
“Nessa remodelação de caráter contemporâneo, nosso objetivo era resolver as necessidades do cliente e criar ambientes abertos e bem iluminados. Hoje, a Casa Jes tem ambientes bem mais versáteis”, relata outro arquiteto da equipe, Rubén Férez Berenguer.
Escritório
Veja outros projetos relacionados
Termos mais buscados