Após um longo ano de busca, a equipe da Nook Architects, sedeada na bela cidade espanhola de Barcelona, encontrou o que procurava: o Zamness tornou-se a oportunidade ideal para desenvolver um projeto de escritório compartilhado.
“Nossos principais desafios foram completar o design de interiores, obedecer à estimativa de custos, gerenciar a obra e se mudar em apenas três meses, um tempo extremamente limitado”, enumera a arquiteta Ana García López.
No Zamness, os arquitetos encontraram um espaço vazio, que precisava de partições. São 300 m² sustentados por pilares de concreto armado e vigas penduradas. A estrutura é composta por três linhas centrais que compõem o plano funcional.
Desde o início, o arranjo ortogonal do layout foi definido pela estrutura reticular e pela fachada modulada. “Nossa intervenção se deu por meio da construção de três divisórias; duas para as salas de reunião e uma para os banheiros”, relata outro arquiteto da equipe, Rubén Férez Berenguer.
Os espaços foram pensados como caixas retangulares com telhados lisos. Foram adotadas linhas diagonais para criar a separação.
Ao redor do Zamness, no bairro onde está localizado, são comuns os edifícios comerciais construídos na década de 1970. A maioria apresenta grandes lofts com fachadas de vidro, que abrigavam tanto escritórios quanto depósitos. Por isso, o pessoal da Nook Architects optou por seguir a arquitetura do entorno. “O estilo industrial é uma característica muito forte do projeto e da área em que ele está inserido, como se fosse uma recordação do passado no presente”, comenta o arquiteto Joan Cortés Caballero.
O Zamness possui dois escritórios, salas de reunião, salas de descompressão, bar e área para guardar a bicicleta. “Nossa proposta foi reforçada por meio dos três pavimentos, identificados por tons de cinza diferentes, que vão do mais escuro, perto da fachada, ao mais leve, na entrada, do lado oposto”, descreve López.
“Nosso objetivo, com o desenvolvimento da Zamness, foi diminuir os limites entre o tempo de trabalho, o descanso e o lazer”, finaliza Caballero.
Escritório
Veja outros projetos relacionados
Termos mais buscados