O Apartamento María & Cubi, localizado no distrito de Sarrià-Sant Gervasi, em Barcelona, Espanha, foi reformado pelo escritório Nook Architects. O objetivo foi criar um projeto arquitetônico para uma só pessoa, mas que, no futuro, pudesse ser adaptado para um ambiente familiar.
Os antigos proprietários deixaram a propriedade em perfeito estado, com apenas algumas intervenções, tais como a incorporação do terraço pela sala, a reforma da cozinha e do banheiro e uma parte da instalação do ar condicionado.
“Na análise do projeto, notamos a falta de visão entre os ambientes; a distribuição desigual; o difícil acesso e até mesmo uma dupla entrada à moradia, que era desnecessária para o uso atual. Com isso, decidimos ordenar as áreas, criando um cenário neutro para um projeto com longo prazo de vida”, explica o arquiteto Rubén Férez Berenguer.
O primeiro passo dado pelos arquitetos foi reorganizar a distribuição, derrubando e alterando cuidadosamente as paredes do edifício. Eliminaram as duas entradas de acesso ao apartamento e, com isso, aproveitaram o espaço extra para adicionar uma sala.
“Esse novo lugar de acesso foi desenvolvido ao lado da cozinha e se tornou o coração da casa, conectando os ambientes, tanto visual como espacialmente”, relata a arquiteta Ana García López.
Com a cozinha em uma posição central, foi recuperada a relação visual com outros espaços adjacentes, mas, ao mesmo tempo, foi mantida a independência do resto da habitação. A solução da porta de correr e da janela de vidro, que ficam trás dos armários da cozinha, permite separar, isolando o cômodo dos demais ambientes, ou deixá-lo aberto, com o balcão no estilo americano.
Três intervenções foram realizadas na área de convivência. O escritório de arquitetura estruturou um local intermediário para colocar a despensa e a sala de TV e também recuperou o terraço, que estava esquecido – agora, esse espaço exibe uma bela vista panorâmica. O arranjo garante, agora, maior regularidade e iluminação para os espaços.
Já o quarto principal, mais reservado, tem continuidade no piso e mantém a sequência no closet e no banheiro.
“Pequenas mudanças resultaram em uma reorganização intensa dos espaços. O apartamento agora se adapta ao estilo de vida cliente, sem perder a capacidade de se adequar para a vida de uma futura família”, comenta o arquiteto Joan Cortés Caballero.
Escritório
Termos mais buscados