Repleto de surpresas e segredos, o Weisses Kreuz é um antigo hotel instalado num edifício de 1460, na histórica Innsbruck, capital de Tirol (Áustria). Parte da rede Altstadthotel, o empreendimento é uma mistura de passado e futuro, que faz hóspedes perderem a noção de tempo e espaço, em meio ao “Barroco Chic Shock” – estilo denominado e aplicado pelo noa* network of architecture.
A poucos metros de Golden Roof, ponto mais famoso da cidade, o hotel sempre foi um destino popular para viajantes famosos e celebridades, entre eles Mozart, que se hospedou lá ainda adolescente, conforme contam.
O edifício é resultado da fusão de elementos vindos de diferentes épocas arquitetônicas. Sua fachada frontal combina perfeitamente com o tecido da cidade. Apesar de estreito, o imóvel se estende para os fundos, acomodando, entre outros ambientes, 48 suítes.
Os hóspedes são convidados a começar a experiência no piso térreo, que abriga o elevador acessado através de um longo corredor de paredes e teto espelhados, onde é possível se ver múltiplas vezes refletido. A caixa vertical leva direto para o novo sexto andar, onde uma recepção calorosa aguarda os visitantes. Lá, o primeiro elemento notável é a peça de mobiliário dominante na extensa sala: uma mesa de latão feita sob medida, com 13 metros de comprimento e ornamentação barroca.
O ambiente é uma recepção multifuncional, buffet de café da manhã, bar e ponto de encontro de hóspedes e não hóspedes à noite. A mesa é ainda mais realçada pelo piso de carvalho fumê e o latão fornece um contraste majestoso com o azul escuro que satura a sala nomeada “Blue Brigitte”, em homenagem a um dos dois proprietários.
Áreas de estar com poltronas incomuns e iluminação no estilo Gatsby oferecem um ambiente eclético, onde detalhes encantadores em rosa claro e amarelo ocre combinam com latão opulento. Minimalismo e espaços em branco são anátemas neste projeto. Tudo foi coordenado por cores, até os detalhes técnicos. Este espírito animado se reflete em cada nuance e evoca a história dinâmica do edifício, da qual um novo capítulo está sendo escrito.
As novas suítes estão localizadas nos pavimentos inferiores ao sexto andar. Apesar da irregularidade arquitetônica dos pisos existentes, dos seus tetos góticos, arcos e alturas variadas de cômodos, o noa* conseguiu trazer algum tipo de sossego. Os quartos voltados para a rua permitem testemunhar a agitação do centro histórico de Innsbruck, enquanto aqueles que estão voltados para o núcleo são contemplados com um pátio interno ou varanda isolada.
Para as unidades centrais e sem janelas, o escritório encontrou uma forma interessante de fazer a luz natural chegar aos cômodos. Do primeiro ao sexto andar, pela fresta vinda do vão do pátio, cada quarto tem um pequeno terraço paisagístico privativo.
As suítes possuem códigos de cores consistentes. Cada uma está imersa em sua paleta monocromática e se torna o cenário ideal para a combinação de elementos barrocos e contemporâneos.
Cada matiz dá uma indicação da configuração. Quando comparados com os quartos azuis claros, os quartos vermelhos são um pouco mais espaçosos, os quartos azuis escuros têm varanda, os quartos verdes têm terraço com vista para o pátio e os quartos cinzas têm duas camas individuais. Certamente, todos os móveis estão de acordo com a cor designada: dos azulejos e paredes às cortinas, carpete e móveis.
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