Abraçado pelas montanhas de Lermoos, numa das mais antigas áreas de esqui de Tirol, na Áustria, o SPA do hotel Mohr Life Resort desafia e inova o conceito de bem-estar. Com 430 m² de área construída, o projeto é assinado pelos irreverentes arquitetos do noa* (network of architecture).
A nova estrutura foi construída organicamente em uma suave encosta localizada mais abaixo do hotel, que possui vista única sobre o espaçoso vale de Ehrwalder Becken, salpicado de antigas fazendas e celeiros. Do local também se avista a montanha de Zugspitze, que, ao longo de seus três mil metros, representa a fronteira geográfica entre Áustria e Alemanha.
Fazendo jus à proposta de materialidade marcante, o vidro e o cimento estão em constante diálogo com a natureza, a cultura e a história do local. De acordo com o arquiteto Christian Rottensteiner, sócio do noa*, a presença da majestosa Zugspitze foi o ponto de partida. A intenção era que o projeto fosse como uma plateia de teatro e tivesse vista ideal para admirá-la.
Ainda de acordo com o autor, o desafio foi criar estruturas que intensificassem a percepção dos espaços, criando áreas restauradoras que despertassem diferentes emoções nos hóspedes, que são acomodados em um ambiente relaxante e harmonioso.
O térreo abriga uma variedade de ambientes, entre eles um salão privado, um lobby, bar, sauna panorâmica para aproximadamente 20 pessoas e um minibistrô. Do mesmo piso, é possível contemplar a escadaria em espiral que identifica o centro do edifício.
Neste interior, os traços se tornam mais suaves e orgânicos, envolvendo o visitante. As “cabanas” possuem diferentes particularidades: abertas, espaçosas, com enormes balanços pendurados no teto envolto por cortinas e pendentes de metal ou varandas fechadas, que oferecem maior privacidade e relaxamento.
Conectando os edifícios através de uma extensão horizontal, a estrutura cria uma nervura artificial espelhada pelas paredes de pedra seca que correm ao longo da piscina que mais parece um lago. Levando em consideração o terreno levemente inclinado, a construção se desenvolve em dois níveis num agregado de formas simples: cubos sobrepostos que formam a grade estrutural do esqueleto do prédio.
Uma composição sóbria e leve na paisagem, obtida pela agregação de elementos junto a uma superfície refletora de vidro, oferece um efeito cênico deslumbrante, que revela a gigantesca silhueta da montanha. E tem mais: a piscina corre nivelada ao longo da fachada do Spa, dobrando, assim, a imagem refletida.
Escritório
Veja outros projetos relacionados
Termos mais buscados