Sozinha, em meio às montanhas da Serra da Mantiqueira em São Francisco Xavier, a residência foi construída para se integrar à natureza. De acordo com Pedro Nitsche, arquiteto responsável pelo projeto, a casa de corpo estreito e comprido se encontra na borda da colina para estabelecer a relação entre o homem e o ambiente. “A implantação e a forma determinam dois espaços fundamentais para usufruto do local: um grande volume retilíneo suspenso e voltado para a vista; e o espaço de chegada, aconchegante, voltado para o topo do morro”, explica.
Construída com sistema pré-fabricado, ela abriga cozinha, sala de estar, varanda e quatro suítes, além do anexo com área de serviço e sauna. “A leveza desse sistema permitiu a construção rápida de aspecto leve e minimalista”, destaca Nitsche. O corpo principal – com uma grande fachada em vidro voltada para o vale –, e o anexo, formam um pátio a céu aberto. Mesmo em local acidentado, a casa térrea foi implantada preservando o plano natural do terreno, proporcionando fácil circulação.
Garantir o conforto térmico da residência foi um ponto importante do projeto, devido ao clima frio das montanhas. A fachada principal foi erguida ao norte para receber iluminação no inverno e a cobertura possui forros com lã de rocha que aquecem os ambientes, evitando gastos com ar-condicionado e aquecedores elétricos.
Acima do chão, sua estrutura isola o piso da umidade. “Também utilizamos concreto na fundação, vidro nos fechamentos, alvenaria nas divisórias internas e madeira em todo o esqueleto principal da casa, nos pilares e na cobertura”, conclui.
Escritório
Termos mais buscados