Logo Construmarket
Banner

Residência Barra Bonita

Residência Barra Bonita
Totalmente integrada, a Residência Barra Bonita possui grandes aberturas que permitem contato direto com o pomar particular de seus moradores e com toda a área de lazer. Imagens: Rafaela Netto
Residência Barra Bonita
Residência Barra Bonita
Residência Barra Bonita
Residência Barra Bonita
Residência Barra Bonita
Residência Barra Bonita
Residência Barra Bonita
Residência Barra Bonita
Residência Barra Bonita
Residência Barra Bonita
Residência Barra Bonita
Residência Barra Bonita
Residência Barra Bonita
Residência Barra Bonita
Residência Barra Bonita
Residência Barra Bonita
Residência Barra Bonita
Residência Barra Bonita
Residência Barra Bonita
Residência Barra Bonita
Residência Barra Bonita

Voltada para o jardim

Texto: Nuri Farias

Quando convidaram os escritórios Nitsche Arquitetos e Estúdio Trópico para desenvolver o projeto arquitetônico de sua morada, os proprietários da Residência Barra Bonita pediram um grande jardim no terreno, para manter e melhorar o pomar que já existia ali.

Localizada em uma calorosa região de Barra Bonita, em São Paulo, a casa foi pensada para ser como uma grande cobertura que, ao abrir os painéis de fechamento de vidro, se transformasse em uma varanda generosa e fresca para abrigar confortavelmente todas as necessidades da família.

Os ambientes estão todos integrados, o que promove o encontro e a facilidade das atividades e também evita o desperdício de áreas de corredores e conexões Arquitetos

Implantação

O ponto de partida para a implantação da Residência Barra Bonita foi a ocupação total de um dos lados do terreno de 1.215 m², com a intensão de estabelecer a medida ideal entre a área livre do jardim e a área construída – 406 m². “O lote de esquina também nos obrigou a escolher a relação exata com as ruas e definir a entrada principal da casa”, mencionam os arquitetos.

Além disso, a ocupação do projeto também levou em consideração as árvores existentes no local, com o intuito de manter o maior número delas e deixar sempre boa parte do terreno sombreado.

Programa

O layout da casa se resume a dois setores distintos separados por uma linha de armários e pequenos halls de entrada dos dormitórios, que abrange todo o comprimento da construção.

O setor social – salas de estar e de jantar, varanda, escritório e cozinha – é todo integrado e voltado para o jardim principal. O fechamento desses espaços é composto de grandes painéis de vidro que se abrem totalmente. Já o lado íntimo, com cinco dormitórios e uma área de serviço, tem vista para um jardim lateral menor e mais discreto junto ao muro de divisa.

“Os ambientes estão todos integrados, o que promove o encontro e a facilidade das atividades e também evita o desperdício de áreas de corredores e conexões”, contam os autores.

A planta da casa foi organizada em dois setores distintos, separados por uma linha de armários e pequenos halls de entrada dos dormitórios, que abrange todo o comprimento da construção Foto: Rafaela Netto

Projeto de interiores

O projeto de interiores foi feito em parceria com os escritórios de arquitetura e os moradores.

A cozinha ganhou equipamentos e mobiliário de aço inox, toda aparente e integrada à sala. Nos dormitórios e banheiros, os armários fixos foram feitos de MDF com fórmica branca. E o móvel que divide e dá suporte à sala de TV e ao escritório é de compensado naval com iluminação embutida.

Projeto de iluminação

Os arquitetos explicam que o projeto de iluminação também se diferencia bastante em relação aos setores social e íntimo. “No setor privado, existe forro de gesso, no qual a luminotécnica foi embutida; ali, é mais simples e aconchegante. Em contrapartida, o social não tem esse forro, então todas as luzes estão à vista e propõem não só se adaptar às características da construção com a laje steeldeck aparente e a estrutura metálica, mas também destacar os elementos pontualmente”.

No setor privado, existe forro de gesso, no qual a luminotécnica foi embutida; ali, é mais simples e aconchegante [...] Arquitetos

Racional e funcional

O conceito de todo o projeto da Residência Barra Bonita foi o de ser o mais racional e funcional possível. Todos os ambientes estão sob uma mesma cobertura feita com uma única laje de concreto sobre steeldeck, e toda a estrutura foi feita com pilares e vigas metálicas dispostos em eixos simétricos e ortogonais.

Não foi locado nenhum equipamento da casa sobre a laje. “Pensamos nisso para evitar remendos na manta de impermeabilização e recortes no steel deck, além de configurar uma cobertura limpa e sem interferências”, comentam os profissionais.

A residência também conta com uma caixa d’água, do tipo tulipa, no jardim dos dormitórios. Um aquecedor fica na área de serviço, assim como as condensadoras dos equipamentos de ar-condicionado.

Projeto de paisagismo

O projeto de paisagismo levou em consideração as árvores frutíferas que já existiam no terreno, que antes era um pomar, e procurou ampliar essa identidade, incluindo novas árvores frutíferas.

O centro do lote foi limpo, sem árvores, na tentativa de configurar um grande espaço de lazer junto à piscina.

Fachadas

A fachada principal da Residência Barra Bonita está voltada para o jardim e é inteira de painéis de correr de vidro com caixilho de alumínio, que possibilitam toda a sua abertura para o lado externo. A dos dormitórios e banheiros também têm caixilhos de alumínio, mas as dos quartos contam com folhas de venezianas para o controle da luz solar.

Escritório

  • Local: SP, Brasil
  • Início do projeto: 2010
  • Conclusão da obra: 2014
  • Área do terreno: 1.215 m²
  • Área construída: 406 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados