Logo Construmarket
Banner

Apê Rua Mário

Apê Rua Mário
A arquiteta Nicole Finkel foi convidada pelos proprietários do Apê Rua Mário para realizar algumas transformações no imóvel de 180 m², de forma que ele atendesse a todas as suas necessidades. Imagens: Rafael Renzo
Apê Rua Mário
Apê Rua Mário
Apê Rua Mário
Apê Rua Mário
Apê Rua Mário
Apê Rua Mário
Apê Rua Mário
Apê Rua Mário
Apê Rua Mário
Apê Rua Mário
Apê Rua Mário
Apê Rua Mário
Apê Rua Mário
Apê Rua Mário

Como pediram os moradores


Texto: Nathalia Lopes

Um apartamento de 180 m², com generosas janelas e uma privilegiada vista para o bairro Alto da Lapa, zona oeste de São Paulo, ainda não parecia pronto para receber um casal com dois filhos adolescentes.

Assim, a arquitetura Nicole Finkel, do escritório Nicole Finkel Arquitetura e Interiores, foi convidada pelos proprietários do Apê Rua Mário para realizar algumas transformações, que incluíram a integração dos ambientes, a mudança do mobiliário, a inclusão de gesso, uma iluminação mais quente e, principalmente, a substituição dos revestimentos.

“O apartamento era novo e os clientes queriam algo clean, moderno e de fácil manutenção. Misturamos madeira para dar aconchego no piso mais frio de porcelanato. O resultado é um projeto moderno, atual e prático”, comenta a arquiteta.

Redesenhando a planta original

A primeira transformação foi da estrutura da planta original. “Integramos a sala com o terraço, ampliando demais a área social”, conta Finkel.

Com o ganho de área, a extensa varanda ganhou duas diferentes funções: a parte maior recebeu uma área de estar com sofás, poltronas e uma mesa de jantar próxima à churrasqueira; já no menor espaço ficou o móvel com uma bancada de trabalho – para os dias em que os moradores trabalham em casa. “Um painel de madeira ripada com porta de correr separa os espaços sem isolá-los totalmente nem prejudicar a passagem de ventilação e iluminação natural”, comenta a arquiteta.

O novo layout da ala social fez com que o home theater e o estar ficassem conectados, sem deixar de lado os momentos de privacidade que cada um requer. Com uma proposta acolhedora em mente, a arquiteta apostou em uma marcenaria delicada e funcional. No home, por exemplo, o móvel da TV tem portas ripadas que escondem os aparelhos eletrônicos, deixando o ambiente organizado. O ambiente fica completo com um tapete cinza e um sofá retrátil para as noites de filme.

Como a maioria dos apartamentos atuais, a cozinha possui um formato de corredor, desafiando a arquiteta. “Revestimos o fundo dos nichos abertos dos armários planejados com espelho para dar uma sensação de amplitude”, explica. Em busca de um melhor fluxo para o cozinheiro, pia, fogão e geladeira ficam bem próximos, formando uma disposição em triângulo.

O resto do apê é composto pelo lavabo e três quartos. Na suíte, Nicole propôs um layout que admitiu uma hidromassagem. “Criamos uma iluminação especial com cromoterapia e para completar a sensação de conforto usamos um porcelanato que imita o visual e até as texturas da madeira.”

Revestimentos e materiais

Para trazer sensação de continuidade, o piso de porcelanato com aparência de concreto foi utilizado em todas as áreas comuns. Em contraponto, a madeira aparece em larga escala, principalmente no extenso painel que forra a maior parede do living e esconde três portas: entrada, lavabo e corredor que conduz aos quartos.

No quarto do casal predominam tons terrosos. Seguindo a mesma linguagem atemporal da sala, o painel com dois tons de madeira abriga TV, prateleira e rack com portas ripadas para esconder os equipamentos de som e vídeo. No dormitório da filha de oito anos, a arquiteta criou uma bancada onde a menina pode estudar e desenhar. Além da escrivaninha, o grande painel reúne prateleiras, nichos e quadro para a anotação dos recadinhos importantes.

Escritório

  • Local: SP, Brasil
  • Área construída: 180 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados