Logo Construmarket
Banner

Casa Taquari

Casa Taquari
Ecológica e com design diferenciado, a Casa Taquari foi projetada em torno de uma árvore típica do cerrado, uma característica marcante e totalmente amigável ao meio ambiente. Imagens: Edgar Cesar
Casa Taquari
Casa Taquari
Casa Taquari
Casa Taquari
Casa Taquari
Casa Taquari
Casa Taquari
Casa Taquari
Casa Taquari
Casa Taquari
Casa Taquari
Casa Taquari
Casa Taquari

Um abraço na natureza

Texto: Ana Marquez

Localizada em Brasília, a Casa Taquari foi projetada em torno de uma árvore típica do cerrado, que já existia antes mesmo do bairro Taquari surgir. A preservação da espécie foi um dos pedidos dos moradores. Tomando este como ponto de partida e dentro das limitações do terreno, os arquitetos criaram dois pavimentos em formato de “U”, como se a estrutura abraçasse a árvore.

A ideia é que a arquitetura fosse integrada a ela. “Atendendo as necessidades do cliente, o nosso objetivo foi criar um projeto prático, funcional, com design diferenciado e ecológico”, conta o arquiteto Ney Lima.

Fachada

A entrada da casa é marcada por uma caixa de concreto aparente onde a porta de aço corten contrasta com o cimento e harmoniza com o revestimento externo.

“Para a fachada, a proposta cria jogos de volumes em formato de cubo” comenta o arquiteto. Os revestimentos da fachada e o concreto aparente dos nichos realçam a cerâmica rústica em terracota e dão um diferencial no projeto. Seguido pelas linhas retas com volumetria em caixas, a residência evidencia o conceito concretista com arquitetura simples e bem definida.

Molduras de concreto em torno das janelas verticais trazem volume e equilíbrio entre a rigidez do concreto e o aconchego do vermelho. Na piscina, foi utilizada pedra verde de origem asiática, conhecida como Hijau, que integra a natureza e traz o frescor necessário ao clima seco e quente de Brasília.

Iluminação e interiores

O projeto de iluminação é pontual. A arquitetura da casa foi desenvolvida com janelas amplas que permitem a entrada de luz natural durante o dia. “No projeto de interiores repetimos o mesmo princípio da fachada. Linhas retas e aconchegantes são revestidas pelo mármore bege Bahia Levigado e pela cerâmica romano rústico” explica.

Através das grandes janelas de vidro, os ambientes da casa são integrados à natureza. “Elementos transparentes e circulares são os destaques das paredes e trazem a perspectiva de comunicação entre os espaços, tendo como passagem a árvore e a área de lazer” relata Lima.

Nas extremidades, cozinhas bistrô e um living envolve a árvore, que ganha destaque por conta do fundo branco e das laterais com revestimento cerâmico rústico, o qual lembra o tradicional adobe empregado nas casas do interior de Goiás.

Escritório

  • Local: DF, Brasil
  • Início do projeto: 2013
  • Conclusão da obra: 2013
  • Área do terreno: 800 m²
  • Área construída: 380 m²

Fornecedores desta obra

Veja outros projetos relacionados