Situada na cidade de Criciúma, Santa Catarina, a residência com aproximadamente 553 m² de área de terreno destaca-se ao projetar a cobertura em direção à deslumbrante vista da Serra e do Lago. Realizado pelo escritório NDA Arquitetura, o projeto tem o objetivo de evidenciar soluções de engenharia.
“Para a concepção, aproveitei ao máximo a topografia natural, pousando a casa no terreno e garantindo a leveza da composição. O efeito foi realçado pela estrutura metálica da cobertura e pelo balanço do deque”, explica o arquiteto Norberto Zaniboni. Além disso, o profissional tomou como partido tornar a residência funcional, posicionando o espaço de lazer afastado da área principal.
“A separação total entre os setores lazer e íntimo e a integração direta e independente entre serviço, dormitórios e social foram uma das soluções de funcionalidade que implementamos na morada” conta o arquiteto.
Os materiais para a construção da fachada surgiram a partir da concepção estrutural, explorando a transparência para o aproveitamento das vistas. Assim, concreto e metal presentes na estruturada – são um dos diferenciais do projeto. Evidenciados, eles geram grandes balanços e sombreamento. “Contemporaneidade, racionalidade e simplicidade são as palavras que nortearam o design”, comenta Norberto.
“Para o projeto de paisagismo, usamos poucas variedades de plantas, pois o entorno já era bem rico. As linhas retas do projeto arquitetônico comandaram o traçado paisagístico” relata. As soluções de interiores mantêm o mesmo estilo contemporâneo usado na arquitetura de exteriores. O forro perfurado metálico reveste o teto, enquanto a madeira de demolição traz mais aconchego ao conjunto.
Escritório
Termos mais buscados