Projetar alterando a forma tradicional de organização foi um dos principais objetivos do escritório NPC Arquitetura ao conceber a Agência de publicidade Leo Burnett, localizada em São Paulo. Assim, nasceram ambientes integrados e espaços diferenciados para o trabalho, para a recepção e apresentação aos clientes.
Segundo os arquitetos envolvidos, o local tem características próprias, e o programa foi desenvolvido para qualificar de maneira singular os espaços genéricos oferecidos pelo mercado imobiliário.
No térreo, um grande quintal fechado atua como área de convivência, possibilitando atividades em contato direto com o agito da cidade e tornando-se o espaço ideal para receber o departamento de criação.
Levando em conta o dinamismo presente na agência, os andares operacionais foram organizados em torno de volumes baixos e construídos com divisórias, forro liso de gesso acartonado e vidro.
Já a cobertura, que foi construída com estrutura metálica, conta com fachadas móveis, que são acionadas manualmente por contrapeso, permitindo que os painéis em cobre patinado façam a função blackout ou de quebra-sol nas salas de reunião e auditório. O pavimento é marcado por espaços contínuos e pela sucessão das divisórias, que auxiliam na estética e na eficiência acústica devido ao uso de recursos audiovisuais.
Tangenciando o volume exterior, mas sem tocá-lo, um volume metálico suspenso foi inserido no programa com o intuito de servir como um mezanino para a concentração da equipe. O ambiente oferece privacidade, porém não bloqueia a luz natural e a vista para o bairro.
Os três espaços independentes foram distribuídos em dois pavimentos e, apesar das características específicas, interagem entre si. As aberturas de vidro foram instaladas sem proteção, visando a iluminação natural e integrando-se visualmente com as áreas de convivência do terraço.
Escritório
Veja outros projetos relacionados
Termos mais buscados