Texto: Naíza Ximenes
Na cidade de Porto Feliz, no interior de São Paulo, o escritório MPA Pedreira de Freitas Arquitetos projetou a Residência MM Boa Vista, que ocupa uma área de 1.297 metros quadrados e foi planejada para os fins de semana de uma família composta por um casal e seus dois filhos adolescentes.
O intuito do projeto foi proporcionar um local que promovesse a convivência, enriquecido por uma infraestrutura generosa de esporte e lazer. Assim, a residência foi estrategicamente implantada no platô da parte mais elevada do terreno. Marcado por um declive leve, o projeto se desenha suavemente em direção à porção posterior do lote.
Nesse percurso, são delineados os platôs destinados ao futebol e ao beach tennis, assim como o da quadra de tênis e sua área de apoio. Já a arquitetura interna da casa, concebida como uma ampla galeria, se abre para acolher, guiando os moradores em direção às áreas de estar, jantar e varandas.
A imponente cobertura, por sua vez, ganhou estrutura plana e inclinada, construída com aço e madeira e projetada para permitir a entrada suave da luz natural, filtrada por brises móveis.
As varandas, com generosos pé-direito de 2,80 metros, são sustentadas por dois imponentes pórticos em concreto aparente, criando uma atmosfera acolhedora entre o amplo espaço interno e os jardins externos.
À direita da galeria, onde ficam os ambientes sociais, encontra-se o pavilhão composto por seis suítes, formando um bloco retangular com cobertura em laje de concreto impermeabilizada. Parte das placas fotovoltaicas e dos sistemas de aquecimento foi acomodada nesse espaço.
Todas as suítes se abrem para um deslumbrante visual, onde fica a piscina e a vista para o pôr do sol, em uma cota ligeiramente inferior. Em um aspecto geral, o projeto se desenvolve como uma construção térrea, com a exceção do home theater — situado no pavimento superior e proporcionando vistas privilegiadas para as duas faces principais do lote.
Sob a ampla cobertura inclinada, além das áreas de jantar e estar, encontram-se a cozinha, espaços de apoio e serviços e a dependência do caseiro. Além disso, ainda na entrada, um volume em pedras abriga o espaço coberto para carros e equipamentos de apoio e lazer. Na varanda voltada para o patamar de esportes, à direita, estão a sala kids, o vestiário, a sauna e a ducha.
A varanda lateral, com abertura para o solário e a piscina, se integra ao espaço gourmet, conectando todos esses ambientes de maneira harmoniosa. Ao descer dois pequenos degraus, onde ficam taludes ajardinados, os moradores encontram o campo de futebol e a quadra de beach tennis.
Ao cruzar esse platô e descer por uma escada integrada ao paisagismo, o morador se vê no apoio do tênis, caracterizado por uma cobertura plana em estrutura de aço e forro de madeira. Brises metálicos verticais e uma bancada de apoio voltada para a quadra, situada em uma cota 90 cm abaixo, criam um ambiente convidativo, permitindo uma pequena arquibancada entre elas.
Confira outros projetos de MPA Pedreira de Freitas Arquitetos:
Escritório
Termos mais buscados