
Mais do que reforma, restauração é a palavra que melhor define o trabalho realizado pelo M Magalhães Estúdio na Casa Vila Mariana, um imóvel original dos anos 50 que teve suas memórias resgatadas a partir de um programa mais amplo, naturalmente iluminado e mais próximo à natureza.
A pouca preservação não impediu que sua arquitetura fosse resgatada e aprimorada de acordo com as novas percepções da equipe do escritório, fazendo dela o lar ideal para uma família com três filhos pequenos.
O plano era integrar os ambientes do térreo e restaurar os jardins e os elementos existentes. Na sala, o piso de madeira foi mantido, a parede descascada e o tijolo da construção original exposto, para valorizar a história ao mesmo tempo que traz uma identidade contemporânea. Uma pintura cimentícia aparece na sala, na cozinha e na cobertura.
Por falar em cobertura, ela foi o grande desafio do projeto. Subsequente ao segundo pavimento – acessado por uma escada que passou pela retirada de pintura e redescoberta de um lindo granilite rosa –, o terceiro andar foi criado para uso das crianças. O novo volume ergueu-se a partir de reforços e estrutura metálica e tornou-se um espaçoso salão para brincadeiras.
Como os clientes tinham o desejo que as crianças crescessem muito próximas à natureza, a cobertura foi agraciada com um primoroso paisagismo e grandes vasos de árvores frutíferas que agora fazem parte da rotina da família.
Beneficiado pela melhoria do conforto térmico resultante da ventilação cruzada presente nos demais ambientes da casa, o espaço mais perto do céu ganhou vista maravilhosa para uma praça e se tornou o lugar preferido de todos.
Escritório
Termos mais buscados