Ao assumirem o projeto de interiores da Agência LVL, os arquitetos Mila Strauss e Marcos Paulo Caldeira (MM18 Arquitetura), precisavam desenvolver algo diferenciado, que fugisse completamente da monotonia corporativa. Para isso, os sócios uniram seu estilo de trabalho – despojado, funcional e criativo – às necessidades do cliente. O resultado foram espaços inteligentes, agradáveis e acolhedores.
É um espaço bem leve, permeável, iluminado e fresco. Essa era a ‘cara’ que eles queriam dar à marca Mila StraussA história começou, na verdade, em 2007, quando os proprietários convidaram o escritório de arquitetura para desenvolver outra agência de publicidade, a WE Comunicação, que assim como a LVL também está localizada no bairro da Vila Olímpia, em São Paulo.
“Eles cresceram muito e quiseram criar uma segunda marca para atender aos novos e menores clientes. Escolheram esse endereço, porque assim podem transitar entre as duas empresas”, conta a arquiteta Mila Strauss.
Para não sair do budget e concluir a obra em três meses, foi feito um cronograma, dividido em duas partes. A primeira foi a parte civil, que envolve ar-condicionado, infraestrutura, drywall, vidros e outros; e a segunda foi o desenvolvimento da marcenaria e do mobiliário.
Uma das premissas para o projeto de interiores da Agência LVL era a transparência ao adentrar a recepção. Por isso, foi criada uma caixa de vidro central, onde se encontra a sala de reunião, de onde é possível ver todo o escritório, e uma segunda caixa com parede de vidro para abrigar a sala do diretor.
As estações de trabalho foram divididas nas duas laterais do ambiente, de acordo com cada setor, e foi criada uma mesa central coletiva para discussão de projetos e reuniões informais.
Para a interação da equipe, um grande sofá central com floreira funciona como lounge, e pode ser usado também pelos clientes. Além disso, há um café com mesinhas e banco coletivo, que também é usado para palestras e workshops, pois a parede livre permite projeções. “É um espaço bem leve, permeável, iluminado e fresco. Essa era a ‘cara’ que eles queriam dar à marca”, menciona Strauss.
Para a marcenaria do escritório – também assinada pelo MM18 – foi utilizada madeira pinus nas cores cinza e vermelha, que fazem parte da identidade visual da Agência LVL, assim como o letreiro de neon da recepção.
Um detalhe interessante, que também representa a marca, foi usado como decoração na sala de reunião: setas. Foi criada uma luminária que parece apontar para o lado, mas na verdade são várias setas juntas.
Optou-se por levar o paisagismo para dentro do ambiente. Como o forro existente deveria ser mantido, foi feita paginação do forro e retiradas algumas placas, criando vazios para as plantas. Além disso, algumas áreas ficaram abertas e outras, fechadas, para o sistema de ar-condicionado e grelhas com retorno pelas luminárias.
“A ideia era deixar o espaço bem permeável, com o máximo possível de vidro, para que houvesse comunicação visual entre todas as áreas. Para isso, usamos algo bastante comum em nossos projetos, a vegetação interna”, conta a arquiteta.
A iluminação natural está bem presente nos corredores da agência. Há várias janelas expostas, que receberam policarbonato para “quebrar” um pouco a luz, deixando-a mais suave.
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