A Star Alliance Lounge é uma sala vip para os passageiros da rede de companhias aéreas Star Aliance, localizada no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro – Galeão. O objetivo do projeto arquitetônico foi mais atrair passageiros, estimulando-os a tirar proveito do espaço. A missão foi designada ao escritório australiano Mitchel Squires and Associates.
“O espaço foi criado para ser percebido como um lugar realmente carioca, trazendo ao usuário um senso de localidade, conforto e comodidade”, explica o arquiteto Mitchel Squires.
Os arquitetos se inspiraram em projetos brasileiros, como a Casa das Canoas, de Oscar Niemeyer. Para isso, criaram curvas com fluxos orgânicos e livres que moldam a circulação de pessoas. Enquanto isso, a vegetação adentra o lounge, trazendo a sensação de vida ao livre.
A circulação, de natureza orgânica ao longo do espaço usando curvas tangentes, foi concebida com a intenção de solucionar o formato irregular do salão existente. Com este tipo de circulação foi possível gerar salões individuais com vistas panorâmicas da pista de decolagem.
O projeto conta com bar, buffet de frios e quentes, banheiros e chuveiros individuais, além de diversas tomadas com todos os padrões. Por fim, há lugares para sentar e descansar enquanto aguarda o voo. Trata-se de uma reforma para um novo design de interiores, sem intervenções estruturais.
“Os assentos foram estrategicamente planejados para terem filtro para a luz solar, mantendo a visão dos clientes para a bela paisagem do famoso Pão de Açúcar e a icônica Estátua do Cristo Redentor”, comenta o arquiteto.
O lounge ganhou muitos materiais texturizados, incluindo madeiras verticais e pedra portuguesa, além de divisórias em formato de cobogó feitas de blocos de concreto. Todos esses elementos combinados se realçam, criando um espaço arquitetônico verdadeiramente único e pessoal para os passageiros. Peças de mobiliário brasileiras artesanais, assinadas por designers de renome, também podem ser apreciadas no salão.
O projeto de automação abrange controles de iluminação com criação de cenas de intensidade luminosa conforme o horário e a incidência solar.
Há também eficiência acústica, por se tratar de um ambiente que exige controle do nível de ruído para proporcionar ao usuário o conforto necessário para o descanso. Foram utilizados materiais que evitam a reverberação dos sons, como, por exemplo, madeira, carpetes, cortinas e vegetação.
O escritório usou uma variedade de iluminação em LED em todo o salão. As lâmpadas da parede de madeira e as lâmpadas de chão foram feitas sob medida e oferecem uma atmosfera acolhedora, enquanto as lâmpadas laterais são usadas para leitura.
Escritório
Termos mais buscados