Texto: Naíza Ximenes
Próxima ao Rio Iguaçu, na cidade de Nova Prata do Iguaçu (PR), está a Casa Alagado, um projeto de Michel Macedo Arquitetos. A morada fica nas proximidades do alagado da hidrelétrica de Salto Caxias — uma vasta área de terra inundada devido à construção da represa, que ganhou um aumento significativo no turismo e no lazer de contemplação.
Construída na porção mais elevada do terreno, respeitando o recuo determinado pela margem do rio, a casa foi dividida em dois meio-níveis distintos, de forma que ficasse em harmonia com o declive do lote.
Na parte mais baixa e protegida, ficam as áreas social e de lazer, cuidadosamente embutidas no solo. Já no pavimento superior fica o volume da área íntima, destacado do chão por uma fresta visual entre as águas e a morada.
Marcado por um projeto de paisagismo delicado, o acesso à casa é igualmente dividido. Isso porque, logo na fachada, as duas opções de entrada ficam evidentes: alguns degraus de madeira centrais levam ao andar superior, com fachada revestida por painéis ripados de madeira, e uma rampa lateral, projetada sob balanço, cria uma passagem para o lazer que conecta a casa à margem do rio.
Uma vez na área de lazer, o morador encontra toda a área social em um único plano. Ultrapassando os pilares circulares em formato de “V”, a cozinha, a sala de jantar e a sala de estar se diferenciam da varanda gourmet apenas pelo piso: de porcelanato na área interna e de madeira na área externa.
Grandes portas de vidro de correr com caixilharia preta integram os ambientes, garantindo a amplitude, apesar do pé-direito baixo. A piscina foi estrategicamente projetada com borda infinita, sem barreiras visuais que interrompessem a vista da represa no horizonte.
Dentro da morada, por sua vez, uma arquitetura industrial, marcada por elementos em branco e preto, materiais sem acabamento e uso de tijolos, define as áreas comuns. Na parte superior das paredes, extensos vitrôs contribuem para a entrada de luz natural sem prejudicar a privacidade do ambiente.
O bloco privativo, no pavimento superior, é formado por uma suíte master, quatro suítes comuns, uma sala de TV e um lavabo — quase todos os cômodos com varanda para a represa.
O projeto inovador adota um sistema modular para organizar a estrutura e distribuir os espaços internos, especialmente os quartos, dispostos em uma sequência precisa. Essa abordagem promove uma arquitetura mais contemporânea, e, ao mesmo tempo, racional, fazendo uso de vedações industrializadas e replicáveis.
Cada ambiente da residência é inundado por luz natural, graças às generosas aberturas envidraçadas que podem ser totalmente transparentes, filtradas por brises de madeira ou protegidas por venezianas externas. A busca pela ventilação natural cruzada é evidente, seja através de um jardim interno estratégico ou aberturas alinhadas paralelamente.
A Casa Alagado não é apenas uma morada; é uma ideia que transforma o local em fonte de inspiração, otimiza os desenhos para a construção e implementa soluções ambientais passivas, orientando-se em direção a uma experiência mais equilibrada e consciente.
Confira outros projetos de Michel Macedo Arquitetos:
Escritório
Termos mais buscados