Logo Construmarket
Banner

Casa SCH

Casa SCH
No terreno irregular, os blocos social e de lazer ficam nos fundos, tirando partido da vista privilegiada. Imagens: Chan
Casa SCH
Casa SCH
Casa SCH
Casa SCH
Casa SCH
Casa SCH
Casa SCH
Casa SCH
Casa SCH
Casa SCH
Casa SCH
Casa SCH
Casa SCH
Casa SCH
Casa SCH
Casa SCH
Casa SCH
Casa SCH
Casa SCH
Casa SCH
Casa SCH
Casa SCH
Casa SCH
Casa SCH
Casa SCH
Casa SCH

Às margens do lago

Texto: Gabrielle Victoriano

Posicionado em um terreno irregular, com desnível de, aproximadamente, 3,5 metros de diferença entre a parte mais alta da casa e o lago, o projeto arquitetônico desenvolvido pelo escritório Metroquadrado® – com autoria de Marcos Deretti, Miguel Cañas Martins e Luis Eduardo S. Thiago – é discreto e elegante. Esses atributos vêm principalmente de alguns poucos materiais utilizados na obra, cuja simplicidade faz toda a diferença.

Os acabamentos sóbrios foram expostos em seu estado natural. “Como o concreto aparente”, exemplifica Deretti. As cores escuras utilizadas, como o preto em contraste com a frieza dos elementos metálicos e do concreto, ajudam a transmitir uma sensação acolhedora. Sem telhado aparente, a volumetria com esquadrias recuadas e protegidas das intempéries se destaca.

Elas permitem o máximo de aproveitamento de luz e ventilação, além de uma visão incrível para a lagoa Luis Eduardo

“O que nos encanta é exatamente esse contraste entre a discrição existente no entorno da casa e a surpresa de estar totalmente integrada e aberta para a vista deslumbrante do lago, localizado na fachada nordeste”, admitem os arquitetos. Embora em alguns pontos da construção o lago não seja visível, ele é descoberto à medida que se percorre o térreo.

Desnível comanda programa

De acordo com Miguel Cañas Martins, a definição do partido e sua implantação no terreno acontecem em função dos níveis topográficos e da localização do lago, presente nos fundos do lote. Assim, há uma inversão na forma como o programa foi implantado. Toda a parte de serviços – área de apoio e o depósito – encontra-se na região frontal da residência, a face sudoeste.

Nesta quota mais alta, acima do nível da rua, em meio-nível, o Metroquadrado® também dispôs os acessos de veículos e pedestres. A partir desse pavimento situa-se a área íntima dos dormitórios, meio nível acima, enquanto a área social e de lazer encontra-se meio nível abaixo.

Esse partido permitiu aos arquitetos voltarem as salas de jantar, cozinha e estar para a face nordeste. À medida que se percorre a planta no sentido longitudinal do terreno, indo em direção ao lago até atingir sua margem, os níveis mais baixos se impõem. A cota inferior dessas áreas integradas permitiu um contato próximo com o pátio com vistas para o lago e uma estreita relação entre a piscina e a natureza exuberante do terreno. Além da vista privilegiada, esse posicionamento ainda aproveita o máximo de luz vinda da face norte e leste.

Luz natural e conforto térmico

A piscina com borda infinita tem revestimento de pastilhas em várias tonalidades de verde Foto: Chan

Vista da rua, a residência se mantém preservada e discreta, sem revelar muito do seu interior. As aberturas são poucas e aparecem no jogo de volumes criado especialmente para a fachada principal. Já a fachada dos fundos, voltada para o nordeste, expõe uma superfície envidraçada de 90 metros quadrados.

Os vidros se abrem através de generosas portas de 6 metros de altura, com esquadrias formadas por folhas de correr emolduradas por um pórtico de concreto rústico moldado in loco.

As grandes portas com fechamentos de vidro integram a sala de estar à área de lazer externa, destacada pela piscina com acabamento de pastilhas em tons de verde. “Elas permitem o máximo de aproveitamento de luz e ventilação, além de uma visão incrível para a lagoa. Toda ventilação é cruzada, a começar pela sala de estar de pé-direito alto, também integrada aos espaços gourmet e de jantar”, conta Luis Eduardo. A luz natural abundante dispensa durante o dia a iluminação artificial no espaço.

Estrutura e materiais

Poucos materiais compõem a residência projetada pelo escritório Metroquadrado®. Basicamente, há na estrutura a alvenaria pintada com massa, o revestimento cerâmico amadeirado e o concreto rústico aparente. As grandes esquadrias são de alumínio com pintura de fábrica na cor preta. Além desses, destacam-se na paleta pérgolas metálicas e de madeira.

Cada bloco expressa elementos e propriedades de maneira simbólica. Os volumes se diferenciam arquitetonicamente de acordo com o uso dos espaços. O bloco principal – onde ficam as salas de estar, jantar e espaço gourmet – destaca-se pelo design: uma caixa de concreto rústico moldado in loco, que forma um pórtico de 17 m de comprimento por 7 metros de altura. “Esse elemento abraça toda a face nordeste da casa, tornando a arquitetura a protagonista do espaço interno”, finaliza Luis Eduardo.

Veja outras residências que têm no entorno a vista para um lago ou rio: Residência São Luiz do Paraitinga, Casa do Lago, Residência de Praia Xangri-Lá

Escritório

  • Local: SC, Brasil
  • Início do projeto: 2010
  • Conclusão da obra: 2012
  • Área do terreno: 1.556 m²
  • Área construída: 630 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados