Um acordo firmado entre a rede hoteleira Intercity Hotels e o escritório de arquitetura britânico YOO Studio – fundado pelo empresário John Hitchcox e pelo designer Philippe Starck – deu origem à marca Yoo2. O primeiro hotel dessa bandeira foi construído no Rio de Janeiro (RJ) e passou por todo esse time internacional até chegar nas mãos da designer de interiores Melina Romano. À profissional coube a tarefa de ‘tropicalizar’ o projeto de interiores, que se destaca pelo predomínio de mobiliário nacional e pelos toques de brasilidade.
Localizado na Praia de Botafogo, o Hotel Yoo2 foi projetado pelos arquitetos do YOO Studio para privilegiar as vistas do entorno, que conta com os principais pontos turísticos da cidade carioca, como a Baía de Guanabara, o Pão de Açúcar, o Corcovado, a Pedra da Gávea e o Morro Dois Irmãos.
O escritório internacional fez questão de visitar algumas lojas brasileiras e acabou gostando muito do nosso design, sentindo-se confortável para adquirir tudo por aqui [...] Melina RomanoAntes de abrigar o hotel, o prédio tinha funcionamento residencial e já havia sido ocupado por embaixadas de vários países. Após a adaptação para a tipologia hoteleira (realizada pela empresa Hotel Consulte Desenvolvimento e Projetos), o edifício transformou-se num verdadeiro hotel-design, que incorpora a alma carioca pelos seus 12 andares.
Em parceria com o escritório britânico e respeitando ao máximo suas ideias, Melina Romano trouxe esse clima brasileiro para o hotel. Sua equipe foi responsável pelo projeto de interiores das áreas comum, como lobby, restaurante, bar, terraço e piscina, além dos corredores e dos quartos, incluindo a suíte presidencial.
“O escritório internacional fez questão de visitar algumas lojas brasileiras e acabou gostando muito do nosso design, sentindo-se confortável para adquirir tudo por aqui. Isso foi muito importante, pois desde o início queríamos trazer esse toque de brasilidade”, conta.
Foram inseridos móveis de consagrados designers brasileiros, como Ana Neute, Leo Romano, Marcus Ferreira, Rodrigo Ferreira e Marcelo Rosenbaum.
Além disso, Melina Romano adotou uma paleta de cores fortes, sobretudo, o verde e o amarelo para reforçar a brasilidade. São esses matizes que destacam a estante de madeira da recepção – um local nada convencional com ares de sala de estar. Ali, ainda surgem 120 lâmpadas pendentes, feitas com filamento de carbono aparentes.
No terraço (de onde a piscina e o bar têm vista para o Pão de Açúcar) prevalecem o cinza e o azul turquesa. Esses tons se misturam à textura e à geometria de outros elementos, como os ladrilhos hidráulicos da década de 1920, que foram desenhados exclusivamente para o hotel. “Revestindo tanto pisos quanto paredes, o material também está presente nos quartos e no bar”, acrescenta Romano.
Colocamos tapetes geométricos em tons de cinza para contrastar com essas cores mais radiantes Melina RomanoNo restaurante, o primeiro impacto ocorre logo na entrada com a instalação de um pendente criado por Neute, que se mantém envolto por cordas. Ali estão alguns expositores com muitos livros e objetos antigos, que foram desenhados para fazer alusão a estantes e às cristaleiras antigas.
Romano aplicou, ainda, uma cor diferente em cada corredor do Yoo2, seguindo tons degradês que vão do laranja ao cereja. “Colocamos tapetes geométricos em tons de cinza para contrastar com essas cores mais radiantes”, detalha a designer.
Diversas plantas, peças de madeira e objetos de decoração em forma de abacaxi e banana fazem referência ao clima tropical do Brasil.
Completamente revestido pelo vidro, o elevador do Yoo2 oferece vista panorâmica. Aproveitando-se disso, a YOO Studio teve a ideia de inserir um painel grafitado no vão entre as paredes. A partir daí, Romano chamou o artista Marcelo Ment, que grafitou uma arte evocando o Rio de Janeiro e seu universo leve e colorido.
O hotel oferece três tipos de aposentos: o standard, o luxo e a suíte presidencial. O primeiro volta a reproduzir a geometria através do piso de ladrilho hidráulico, enquanto no teto ganha um adesivo com imagem de coqueiros. “Com isso, os hóspedes têm a sensação de dormir debaixo deles”, explica Romano. As mesas laterais também foram customizadas com imagens que fazem referência à cultura brasileira. Para os banheiros, foi utilizada textura de cimento queimado impermeável e corian.
No quarto luxo, que possui vista privilegiada para o Pão de Açúcar, sobressaem as cabeceiras em tacos e os móveis, como a chaise com desenho deste que é um dos principais cartões postais do Rio de Janeiro.
A suíte presidencial, desenvolvida exclusivamente por Melina Romano, se volta tanto para o Pão de Açúcar quanto para o Cristo Redentor. Essa posição privilegiada lhe rendeu o nome de celebration. A designer descreve o espaço: “Inserimos toques retrôs, como a vitrola e o letreiro luminoso, para resgatar a atmosfera áurea, festiva e boêmia pela qual passava a cidade na década de 1950”.
Escritório
Termos mais buscados