Com o emprego de materiais simples, o Restaurante Container foi desenvolvido em parceria pelos escritórios Meius Arquitetura, Bernardo Horta Arquiteto e Zargos Arquitetos para atender à demanda solicitada de um restaurante e convidar o público para visitar o espaço.
O projeto arquitetônico foi elaborado para a Mostra Casa Construir, evento realizado em Lagoa Santa (MG) e encerrado no último mês de julho de 2016. De acordo com o arquiteto Guilherme José Tetzl Rocha, sócio fundador do escritório Meius Arquitetura e um dos responsáveis pelo trabalho, a ideia era implantar uma comedoria para o público visitante e que, após a exposição, pudesse ser aproveitada como um empreendimento permanente.
Um dos principais destaques da obra é um container de navio customizado, com ambientes e materiais integrados ao entorno. “As cores e as combinações se completam: madeiras, metais, fios, luz, preto e vermelho, elementos contraditoriamente complementares recebem o cliente”, aponta o arquiteto.
O projeto procurava unir o interior – container – com o exterior – um grande deck de madeira –, a fim de convidar o público a entrar no restaurante. Para isso, realizou-se um recorte em seu fechamento metálico, criando uma grande abertura para a fachada voltada para o pátio.
“Quando notamos que todos os ambientes projetados por nós seriam complementares, vimos a necessidade desta integração”, expõe Rocha. “O uso da madeira no deck do piso, nas cadeiras internas e no forro cria essa conexão”, completa o arquiteto.
A textura da fachada também dialoga com a do bar localizado no pátio externo. Esse efeito decorre do emprego da chapa metálica aproveitada do recorte do container como revestimento do balcão.
A geometria das faces externas dos containeres foi preservada. Para deixar a entrada do restaurante mais atrativa, uma porção da parte frontal, foi decorada com um grafite dos artistas Thiago Alvim e Baba Jung. “O desenho usou cores quentes e fortes”, explica Rocha.
A iluminação na área coberta do container emprega lâmpadas de led controladas por dimmers e fios flexíveis aparentes, conclui o arquiteto.
Escritório
Termos mais buscados