Logo Construmarket
Banner

Level Alphaville

Level Alphaville
O escritório MCAA Arquitetos projetou, na cidade de Barueri (SP), o Level Alphaville. O edifício, de 142 metros de altura, é de cunho exclusivamente residencial. Imagens: Carlos Oliver
Level Alphaville
Level Alphaville
Level Alphaville
Level Alphaville
Level Alphaville
Level Alphaville
Level Alphaville
Level Alphaville
Level Alphaville
Level Alphaville
Level Alphaville
Level Alphaville
Level Alphaville
Level Alphaville
Level Alphaville
Level Alphaville
Level Alphaville
Level Alphaville
Level Alphaville
Level Alphaville
Level Alphaville

Imponência e sutileza

Texto: Naíza Ximenes

De cunho exclusivamente residencial e representando um marco arquitetônico na cidade de Barueri (SP), o Level Alphaville é um edifício de 142 metros de altura que, a pedido do proprietário, “se destaca no skyline de Alphaville”. Projetado pelo escritório MCAA Arquitetos, o prédio é a primeira obra de um masterplan idealizado para a região.

Clique aqui, siga o canal da Galeria da Arquitetura no WhatsApp e receba os melhores conteúdos sobre arquitetura no seu celular.

O dono do terreno de mais 25 mil metros quadrados contatou os arquitetos do escritório com a proposta de construir um novo bairro na cidade de Barueri. Após alguns estudos de viabilização, a equipe propôs a divisão desse grande espaço em quatro lotes, mantendo boulevards que conectam as ruas, linguagem arquitetônica única entre as obras e projetos que garantem a qualidade de vida dos futuros moradores dos prédios a serem construídos.

Uma vez aprovado o projeto, a obra do Level Alphaville foi a primeira a sair do papel. A premissa era construir um edifício que marcasse, mas não agredisse o horizonte de Alphaville, criando uma única torre, com cinco unidades por pavimento.

O principal ponto de partida era que o prédio fosse um projeto destacado no skyline, mas respeitoso também com a inserção urbanística em volta delePilar Lorenzo, arquiteta do MCAA Arquitetos

Assim, em um dos lotes, de quase 5.700 metros quadrados, surgiu o empreendimento que se destaca como uma nova referência em apartamentos contemporâneos de alto padrão. Com vistas panorâmicas de todas as direções, o edifício foi projetado sem uma orientação frontal específica, criando uma fachada que, apesar de ter linhas bem definidas, é extremamente flexível.

Gentileza urbana

Em entrevista à Galeria da Arquitetura, Pilar Lorenzo, que faz parte da liderança do MCAA Arquitetos, contou sobre a sensibilidade do embasamento do Level Alphaville sob o ponto de vista do pedestre.

“Na escala do pedestre, do entorno imediato e das sensações mais próximas ao ser humano, há um dos destaques do edifício, que é a preocupação com a transição do público para o privado. A construção se afasta da rua e cria um espaço de quase 15 metros entre o final da calçada e o início do embasamento, quase como um espaço de descompressão”, ela explica. “É uma contribuição visual, de circulação de ar, de impacto, de sombreamento — uma praça de transição entre o público, o semipúblico e o privado”, completa. Esse recuo abriga entradas sociais, serviços e porte-cochère.

Uma vez no prédio, o morador é recebido por uma marquise com um formato sinuoso que se repete ao longo de toda a fachada do edifício. A sinuosidade também se repete no interior, marcado por ambientes com diferentes alturas. Na área de lazer, 15 metros acima do nível da rua — e que ganhou piscina ao ar-livre e piscina coberta, academia, sauna, salão de festas e quadras —, guarda-corpos de vidro garantem vista completa do horizonte.

Foto da área social da Casa Vista, com foco na sala de jantar e sala de estar <span height= Área de lazer do Level Alphaville 


O paisagismo e os interiores foram concebidos para criar microclimas que enriquecem a experiência de cada espaço. No rooftop, um pé-direito de quatro metros oferece ambientes mais iluminados e agradáveis, como espaço gastronômico, esporte bar com churrasqueira, espaço família, piscina de recreação externa e lounge externo — todos desfrutando de uma vista de 360º.

“Ao mesmo tempo que nós precisamos ter personalidade, com marca, identidade, também queremos uma torre que seja perene. Que seja atemporal”, comenta o arquiteto Rogério Castro Conde, que também faz parte da liderança do escritório. “Para isso, nós buscamos materiais com muita qualidade. A curva já traz um pouco dessa surpresa e, aliada ao vidro, há luz refletindo de várias maneiras. Cria uma sensação de espaço bastante diferente”, complementa.

Quanto às plantas, a torre ganhou unidades que variam entre 95, 123 e 180 metros quadrados, todas com terraços que maximizam as vistas e oferecem flexibilidade de layout. Desde opções com duas suítes até apartamentos com quatro dormitórios, cada unidade foi projetada para atender diversas necessidades e preferências, de acordo com o perfil dos moradores. 

“O que eu mais gosto nesse projeto é essa questão da verticalidade, da curva e do caráter dele, de conseguir inspirar uma mudança maior do que ele mesmo”, conclui Castro Conde.

Confira outros projetos de MCAA Arquitetos:

Escritório

  • Local: SP, Brasil
  • Início do projeto: 2021
  • Conclusão da obra: 2024
  • Área do terreno: 5.694 m²
  • Área construída: 40.145 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados