A Aeroli.to – empresa que prepara organizações e pessoas para o futuro – teve a sua nova sede administrativa totalmente reformulada pelo escritório Maxma Studio. O projeto de interiores buscou refletir a metodologia da marca, desenvolvendo um ambiente corporativo futurista.
Localizado em Porto Alegre (RS), o escritório envolve colaboradores e clientes em um universo tecnológico desde a recepção, que é marcada por um túnel de luz com chapas perfuradas personalizadas.
De acordo com a arquiteta Marta Kessler, a sede da Aeroli.to deveria atender com funcionalidade às necessidades físicas de expansão da empresa e traduzir na arquitetura os conceitos que a representam. “Seguimos uma linha industrial e contemporânea neste projeto, nos inspirando na tecnologia e na inovação”, comenta.
As principais dificuldades eram as características físicas da antiga sala comercial e da edificação, pois se tratava de um pavimento semienterrado com janelas pequenas e pé-direito baixo. Para isso, foi criado um painel luminoso que conduz os visitantes e minimizam os problemas do espaço original.
O corredor foi concebido para instigar a curiosidade dos visitantes pelo escritório. Além disso, a apropriação de parte da área condominial de circulação também foi usada para marcar o seu acesso.
“O túnel de acesso é constituído de painéis de chapas metálicas perfuradas a partir de um padrão projetado por nós, estruturadas por perfis metálicos. Por trás delas, chapas de acrílico e fitas de led completam o conjunto”, conta a arquiteta.
O projeto de iluminação do painel tem um tom de azul intenso que se expande discretamente por todo o setor corporativo. Um controle remoto é responsável pelo ajuste de cor e intensidade da luz.
O layout da sede da Aeroli.to valoriza a linearidade do espaço. A fachada interna envidraçada voltada à área comum do edifício foi pensada com o objetivo de converter a empresa em vitrine e também proporcionar a vista ao painel luminoso a partir de dentro da sala, como pano de fundo.
O programa se organiza em três setores: área de trabalho, sala de reuniões e oficina. Segundo Kessler, concebeu-se o ambiente como um grande e único espaço, separando-o com divisórias de vidro, e os acessos à área de trabalho e à sala de reuniões foram individualizados.
Além disso, uma longa estante multifuncional foi construída para integrar o escritório de forma visual, funcional e formal. O móvel se estende por todas as áreas da sede e está à disposição de todos os colaboradores.
Com estrutura de aço e nichos de madeira, a estante forma uma grande grelha modular, servindo como prateleiras, armários, lockers para objetos pessoais, floreiras e até uma pequena copa.
A grelha emoldura as janelas com quadros que também podem ser usados como bancada e assento. Abaixo, foi posicionada uma marcenaria para deixar um espaço livre, permitindo que seja usado como escada.
A sala de reunião ganhou uma linguagem livre e convidativa, garantindo conforto aos colaboradores e clientes. O espaço dispõe de sofá, poltronas, pufes e uma grande tela.
A oficina está localizada no lado oposto da sala reunião e foi montada com uma ampla bancada de trabalho, prateleiras e diversos equipamentos tecnológicos.
Escritório
Termos mais buscados