Logo Construmarket
Banner

Casa Pasárgada

Casa Pasárgada
Projetada pela arquiteta Maria Amália Santos Vieira, a Casa Pasárgada tem vista privilegiada para o Cerrado e para a Mata Atlântica. Imagens: Daniel Mansur
Casa Pasárgada
Casa Pasárgada
Casa Pasárgada
Casa Pasárgada
Casa Pasárgada
Casa Pasárgada
Casa Pasárgada
Casa Pasárgada
Casa Pasárgada
Casa Pasárgada
Casa Pasárgada
Casa Pasárgada
Casa Pasárgada
Casa Pasárgada
Casa Pasárgada
Casa Pasárgada
Casa Pasárgada
Casa Pasárgada
Casa Pasárgada
Casa Pasárgada
Casa Pasárgada

Do alto de um terreno

Texto: Nuri Farias

Com localização privilegiada em um condomínio residencial na cidade de Nova Lima (MG), a Casa Pasárgada tem vista para o Cerrado e para a Mata Atlântica. O uso de materiais arrojados como eucalipto prensado estrutural e outros naturais da região, como pedras empilhadas, criam um ambiente aconchegante, fazendo com que as pessoas se sintam bem no espaço Maria Amália Santos Vieira Seu projeto arquitetônico foi assinado pelo arquiteta Maria Amália Santos Vieira e revela um estilo contemporâneo, com linhas e volumes bem definidos.

Segundo Vieira, a implantação no terreno em aclive – com desnível de mais de 25 m de altura – foi um enorme desafio. A saída foi encaixar a estrutura no lote, intervindo o mínimo possível no entorno, e criar rampas para deixar mais confortável o acesso à residência.

Estrutura suspensa

A Casa Pasárgada foi assentada em uma laje suspensa projetada para fora do perímetro da planta, dando a impressão de ter sido montada em uma bandeja. Segunda a arquiteta, esse método foi escolhido para protegê-la, criando leveza em relação ao solo.

Além disso, taludes foram usados com contenções de muros de pedras para minimizar a inclinação do terreno.

“Embora o cliente tenha solicitado um projeto com telhado aparente, não deixei de adotar uma linguagem bem contemporânea, com um design diferenciado e arrojado, mas também com elementos naturais que produzissem um espaço equilibrado”, conta a arquiteta.

Foram utilizadas práticas sustentáveis, ventilação cruzada e iluminação natural. A residência conta com aquecimento solar e automação de iluminação com dimerização, persiana com controle, climatização da adega e sistema de alarme ativol.

Soluções ecológicas

Foi usado eucalipto prensado estrutural com vigas laminadas na varanda gourmetFoto: Daniel Mansur

Para evitar o uso de pilares intermediários no vão da varanda gourmet, foi usado eucalipto prensado estrutural com vigas laminadas, também como uma solução ecológica. O mesmo material foi aplicado na pérgola da entrada da casa.

“O uso de materiais arrojados como eucalipto prensado estrutural e outros naturais da região, como pedras empilhadas, criam um ambiente aconchegante, fazendo com que as pessoas se sintam bem no espaço”, menciona Vieira.

Integração

A integração das áreas externas e internas faz com que a natureza entre através de grandes janelas e extensas porções de jardins que recortam a planta.

A sala de estar, de jantar e a cozinha são todas interligadas. Apenas a varanda gourmet é separada por portas de vidros, com a possibilidade de também se integrar ao resto.

A parceria com o escritório da design Nara Cunha resultou em um detalhamento interno com a mesma concepção da arquitetura externa. Em ambos foram usados revestimentos como pedra granito jateado, pedras recortadas, ladrilhos hidráulicos e madeira.

Escritório

  • Local: MG, Brasil
  • Início do projeto: 2016
  • Conclusão da obra: 2016
  • Área construída: 560 m²

Ficha Técnica

Fornecedores desta obra

Veja outros projetos relacionados