Os arquitetos do escritório Martins Lucena Arquitetura projetaram uma residência para um jovem casal com dois filhos, privilegiando ambientes amplos, confortáveis e integrados à área externa. Batizada de Casa IF, a morada está localizada em um condomínio fechado em Natal (RN).
A residência foi inserida em um terreno de esquina – com 526 m² – e sua construção é paralela ao muro de limitação. A partir dessa implantação, os arquitetos buscaram aproveitar a ventilação natural que vem da região Sudeste no interior da residência.
“A área de lazer, que é totalmente aberta, está orientada ao Sul do terreno. Com orientação Leste e Sul, estão as janelas dos dormitórios. Esses ambientes voltados à direção dos ventos permitiram a circulação do ar natural, mantendo o conforto térmico dentro dos ambientes”, conta o arquiteto Kleimer Martins.
A Casa IF é dividida em três pavimentos: subsolo, térreo e primeiro andar.
No subsolo está a garagem para quatro carros e a área de serviços. Visando o conforto dos moradores, no espaço há dois acessos aos outros pavimentos da casa: um pela área de serviços e outro pela garagem.
No térreo estão cozinha, salas de estar, jantar e TV e uma suíte para hóspedes. Os espaços foram projetados para garantir uma conexão fluida, desde o hall de entrada até o espaço gourmet. Ainda no térreo está a área de lazer, composta por piscina e jardim. Segundo os arquitetos, o ambiente é ideal para o lazer dos moradores e seus visitantes.
O último pavimento, no primeiro andar, acomoda o bloco íntimo: duas suítes standard e uma principal, além de uma biblioteca que foi projetada a pedido dos proprietários.
Os arquitetos realizaram grandes aberturas que proporcionaram ventilação abundante. Já os grandes beirais que abrigam os terraços protegem os espaços internos da luz solar direta.
“Paredes duplas orientadas ao norte com elementos de proteção solar estão sobre as aberturas da face Oeste, o que diminuem a incidência de carga térmica e proporcionam conforto térmico aos moradores”, explica o arquiteto.
Os volumes resultam em extensos balanços que proporcionam sombras às áreas abertas. Ademais, as esquadrias de alumínio, vidro e madeira permitem a entrada de iluminação e ventilação naturais.
O concreto armado possibilitou a leitura dos pavimentos como volumes distintos, além de garantir fluidez nos espaços internos e grandes vãos.
Para compor a fachada da Casa IF, os arquitetos exploraram o uso da madeira, do concreto aparente e do ladrilho hidráulico. Pedras revestem o muro interno da área de lazer, o que proporciona um design rústico e moderno.
A área de lazer recebeu uma cobertura que se estende ao longo da sala de estar, percorrendo a esquadria com delicadeza e elegância.
Veja outros projetos na Galeria:
Casa Beiral, por Zoom Urbanismo Arquitetura e Design
Residência LF, por Studio Deux
Escritório
Termos mais buscados