Logo Construmarket
Banner

Casa Topo

Casa Topo
Os arquitetos do escritório Martin Dulanto se inspiraram no terreno montanhoso para desenhar a Casa Topo. Imagens: Renzo Rebagliati
Casa Topo
Casa Topo
Casa Topo
Casa Topo
Casa Topo
Casa Topo
Casa Topo
Casa Topo
Casa Topo
Casa Topo

Desenho da natureza


Texto: Nathalia Lopes

A conjunção entre a arquitetura e o terreno é um dos elementos de maior destaque da Casa Topo, projetada pelo arquiteto Martin Dulanto. “Esses elementos estão longe de competir entre si. Ao contrário, eles se complementam e aprimoram”, resume o profissional.

A morada está situada em Cieneguilla, distrito de Lima (Peru), uma região naturalmente montanhosa e árida, mas que também é contemplada com uma vasta vegetação. Por esse motivo, foi colocada no topo de um lote de 1.871 m² com uma inclinação naturalmente acentuada.

“O que pareceu muito complexo no começo tornou-se uma vantagem, já que a residência ‘desaparece’ quando vista de cima e aproveita todo o entorno quando observada debaixo”, comenta Dulanto.

A escada de concreto é o elemento de destaque do projeto Foto: Renzo Rebagliati

Estrutura

Segundo o arquiteto, este projeto foi concebido com a premissa de minimizar seu impacto no meio ambiente, procurando fazer a casa parecer menor do que realmente é. Por esse motivo, o nível mais baixo – onde estão as áreas sociais e de serviço (hall, sala, cozinha, lavanderia e piscina) – é “semienterrado” e recebe um tratamento rústico e orgânico, assim como a natureza do entorno.

Acessado pela escadaria do lado de fora – outro destaque do projeto –, o nível superior nasceu em contraste com o primeiro. Desenhado no formato de uma grande caixa de madeira, simplesmente apoiada sobre o chão, ele recebe os quartos. Esses cômodos servem como uma espécie de mirante, de onde se pode observar o riacho e a piscina.

Veja outros projetos internacionais na Galeria da Arquitetura:

Diaoyutai Hotel Hangzhou, do CCD

Hunter Bar, do Snøhetta

Escritório

  • Local: LI, Peru
Veja outros projetos relacionados