Logo Construmarket
Banner

Casa D1

Casa D1
Máscaras de concreto aparente envolvem o corpo da Casa D1, protegendo os ambientes da incidência solar e formando uma ampla varanda. Imagens: Marcelo Donadussi
Casa D1
Casa D1
Casa D1
Casa D1
Casa D1
Casa D1
Casa D1
Casa D1
Casa D1
Casa D1
Casa D1
Casa D1
Casa D1
Casa D1
Casa D1

Cercada por varanda

Texto: Thais Matuzaki

À procura de um refúgio distante da agitação de Porto Alegre (RS), os clientes do escritório Martin arquitetura + engenharia escolheram um terreno na praia de Atlântica Sul, município de Osório, para construir a Casa D1 – uma morada de veraneio que tem como foco o lazer. A entrada principal conduz os visitantes a uma ampla varanda, que se destaca pelo concreto aparente, muitas vezes formando pergolados.

Implantada em um terreno de esquina com aproximadamente 560 m², a Casa D1 segue abraçada tanto pelo verde do gramado e das plantas quanto pela varanda. A este espaço integram-se outros ambientes de lazer e convívio, que vão estabelecendo o caminho até o living. Enquanto a ala social da residência possui conexão direta com a rua, o bloco íntimo foi posicionado na parte oposta à entrada para garantir a privacidade dos moradores.

Máscaras de concreto

Com 250 m², a residência foi construída partindo da concepção de uma edificação prática, simples e funcional. Isso contribui, consequentemente, para que ela fosse disposta em apenas um pavimento. Quanto ao estilo, o arquiteto João Batista Martin define como contemporâneo, que resgata algumas referências brutalistas ao adotar as “máscaras” de concreto aparente moldado in-loco.

No pé-direito duplo do living, a esquadria de PVC recebe vidro temperadoFoto: Marcelo Donadussi

Martin explica que a solução formal do projeto buscou amenizar a forte insolação oeste da fachada principal. Como a estrutura de concreto avança para além do corpo da casa, ela acaba protegendo o interior da forte incidência solar, mas sem bloquear completamente sua entrada.

Isso acontece por conta das aberturas da fachada e, principalmente, dos brises verticais (também de concreto), que interrompem a horizontalidade da esquadria superior, localizada no pé-direito duplo do living. “Além do acabamento bruto, escolhemos revestir as fachadas com esse material por sua alta durabilidade”, ressalta o arquiteto.

A Casa D1 ainda dispõe de paredes duplas, que oferecem eficiente isolamento acústico, assim como as esquadrias de PVC com vidro temperado.

Veja outras casas de veraneio:

Casa MS, por Studio Arthur Casas

Casa 22, por Hola Arquitetura

Casa C26, por Seferin Arquitetura

Escritório

  • Local: RS, Brasil
  • Início do projeto: 2015
  • Conclusão da obra: 2015
  • Área do terreno: 559 m²
  • Área construída: 268 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados